Pesquisar

Categorias

Arquivos

Favoritos

Osho – Amor & Atenção

Amor & Atenção

..

.

..

“Aqueles que estão acordados, estão vivos; aqueles que permanecem dormindo na vida, perdem tudo.”
Osho, “The Long, The Short, and the All”

  

Lembre-se, atenção é uma necessidade psicológica. Isso precisa ser entendido. Por que as pessoas precisam de tanta atenção? Por que, em primeiro lugar, todos querem que os outros prestem atenção neles? Por que todos querem ser especiais? Alguma coisa está faltando dentro deles. Você não sabe quem você é. Você conhece a si próprio apenas através do reconhecimento de outros. Você não tem nenhum acesso direto a si mesmo. Você vai pelos outros.

Se alguém diz que você é bom, você se sente bom; se alguém diz que você não é bom, você se sente muito, muito deprimido – então você não é bom! Se alguém diz que você é bonito, você fica feliz; se alguém diz que você é desagradável, você se torna infeliz. Você não sabe quem você é. Você simplesmente vive a partir de opiniões de outros, você segue colecionando opiniões. Você não tem nenhum reconhecimento – direto, imediato – do seu ser. Eis por que você pega um “eu” emprestado. Daí o seu anseio por de atenção.

E quando as pessoas estão atentas a você, você sente como se estivesse sendo amado, porque quando em amor, nós damos atenção um ao outro.

O amor é atencioso – e todo mundo tem sentido falta de amor. Raríssimas pessoas alcançaram a experiência do amor, porque amor é presença espiritual. Milhões de pessoas vivem sem amor porque milhões de pessoas vivem sem espiritualidade. Esqueceram do amor. Como substituir essa lacuna? O substituto mais fácil é angariar atenção de pessoas. Isso irá enganar você, irá te trapacear, dando a impressão de que eles te amam.

Buda é amor absoluto. Ele amou a existência e a existência o amou. Isso é o samadhi: quando você está em relacionamento “orgásmico” com o “todo”. Buda conheceu o “orgasmo pleno” – o orgasmo que não é do corpo e também não é da mente, mas da totalidade; não parcial. Ele veio a conhecer este êxtase.  Nesse estado, não há necessidade de pedir nenhuma atenção, de ninguém.

 .

Osho

The Diamond Sutra

 .

Participe do Curso:

Anahata Yoga – As Meditações do Chakra do Coração: 

http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=88

Início 31 de janeiro de 2015
Duração: 4 meses
Informações e inscrições: 21 2508-8608
meditarsempre@gmail.com

.

.

.

 

Leia também:

.

Amor e Consciência:

http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=406

.

Chakra do Coração:

http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=406

.

A Poesia Espiritual e Amorosa de Rumi:

http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=595 

.

.

Share

17 Responses to Osho – Amor & Atenção

  • Nadia Foes:

    Obrigada Pedro! este texto me deu alento. Curioso, somos “vítimas” da falta de atenção. Costumo vibrar com o sucesso dos outros porém, raramente vejo alguém perder um tempinho curtindo o sucesso do próximo. Ninguém mais quer perder tempo. Andréa Del Fuego recebeu o prêmio Saramago de literatura. Como mulher que escreve e como mulher do Brasil fiquei super faceira, fiz questão de espalhar a noticia no face, porém não deram bola. Grande abraço e um “FELIZ 2012, SAÚDE, PAZ, AMOR, SUCESSO!

  • Nellen Maria Bianchi:

    Grata, sempre compartilho coisas lindas que você posta, gosto muito.

  • Dayse amaral:

    Muito interessante este comentário. Nunca tinha visto o assunto por este ângulo. Adorei.

  • Fernando Conceição:

    Parabéns, é disso que a humanidade está precisando!!!

  • O Osho é de uma sabedoria como não há outro igual.
    Já li muita coisa de outros iluminados contemporâneos, mas o Osho sempre traz alguma coisa nova, que mexe com a alma da gente. Ele já não está entre nós, mas sua palavra ficou para nos ajudar a pensar.
    Obrigada pelo texto, achei maravilhoso.
    Pedrita

  • Ana Maria Mantzos:

    Os textos de Osho são simplesmente maravilhosos, eles têm sempre o dom de despertar consciências.

  • Algenir Loiola:

    Muito interessante a essa experimentação feita com/através sua leitura de Clarice, trazendo-a para o campo do fazer, da ação. Você experimentou Clarice, levando a Àgua Viva até seu coração. Obrigada pelo lindo texto. Gratidão.
    Algenir Loiola

  • admin:

    Obrigado pelo comentário Algenir,

    Imagino que você esteja falando do artigo “A Intensidade Necessária” da página http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=999.

    Um grande abraço,

    Helena Fischer
    Assistente Pedro Tornaghi

  • Adorei! Bem aquilo que os piscianos e aquarianos esperam do amor, carnal…

  • Vania:

    99% das pessoas estão carentes. Só não sabemos que estamos carentes de nós mesmos. Difícil é ter tranquilidade para calar a mente que vive tagarelando .A meditação quando feita regularmente preenche as lacunas da alma e nos leva de volta para casa onde nada é preciso ser feito ou desejado, pois nos liberta da escravidão do ter. Amo Osho e sua liberdade

  • Vania:

    99% das pessoas estão carentes.Só não sabemos que estamos carentes de nós mesmos .Difícil é ter tranquilidade para calar a mente que vive tagarelando. A meditação, quando feita regularmente, preenche as lacunas da alma e nos leva de volta para casa, onde nada é preciso ser feito ou desejado . Amo Osho e sua liberdade

  • MEIRE JANE OLIVA:

    Pedro, muito obrigada, estarei sempre atenta a suas mensagens. Mande sempre que possível a você!!!
    Bela noite…

  • Vivian:

    Verdadeira. Muito verdadeira. Sempre gostei das suas postagens.Adoro lê-las. São enriquecedoras.
    Muito obrigado.
    Abraços fraternos.
    Vivian.

  • Vivian:

    Verdadeira. Muito verdadeiras as suas postagens. Adoro Lê-las. São enriquecedoras.
    Obrigado.
    Muita paz.
    Vivian

  • Maria Angela Zanol Cavalcanti:

    É Mestre… A humanidade está carente de Amor Divino e de Amor Humano, mas o Divino faz tudo certinho e com muita perfeição em relação a nós humanos nos agraciando no tempo certo de cada um. (Ele nos ama, mas deixa que usemos nosso livre arbítrio para nossas experiências.) “Amar a Deus acima de todas as coisas, acima de tudo e nos desapegar de coisas e pessoas. “Pessoas são para se amar incondicionalmente e coisas são para se usar.” O que está acontecendo é que as pessoas estão amando coisas e usando pessoas. Comecei a ler OSHO anos atrás devido a empolgação de uma linda pessoa e foram bastante proveitosos seus ensinamentos.
    Grata pelos seus ensinamentos que estão sendo de uma grande valia para o meu entendimento.
    ” Namastê.”
    Bjsss Angela

  • katia:

    Oi, que bom encontrar pessoas que procuram essas sabedorias, particularmente adoro esse assunto sufismo; é a terceira vez que leio, só agora tive maiores aproveitamentos, também acredito que as buscas em que tenho me empenhado, como as leituras de Krishnamurti, satsang de Mooji… etc têm sido essenciais.
    Portanto, os sufis só vieram acrescentar!
    Beijo no coração!!

  • Pedro, como sempre escrevendo muito bem…Seus Cursos são ótimos….Parabéns por sua caminhada….Que Deus sempre o ilumine …Um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>