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Respiração – 10 Dicas Para Reeducar

10 Dicas Para Reeducar a Respiração

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Pedro Tornaghi

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A respiração se relaciona com nossas mais diversas dimensões. Ela reage e responde à nossa situação emocional, à dinâmica de nosso corpo físico, às inquietudes e aos silêncios de nossa mente e até à nossa realidade espiritual. Ela escuta a todas essas nossas realidades e, observar como ela percebe e responde a cada fenômeno nosso pode ser, por si só, um meio de iluminação, um meio de libertação da consciência, de todos os medos e limitações.

Pode-se começar por experimentar o relacionamento com ela em assuntos que nos são próximos e cotidianos, para, mais tarde, entrar em contato com suas dimensões mais amplas e profundas. Para isso, aqui vão dez dicas inspiradas em técnicas da “Terapia da Respiração”:

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1) Deite-se confortavelmente, com as mãos sobre o diafragma e inspire por 6 vezes, deixando o ar descer para a parte baixa do pulmão, a barriga deve crescer quando o ar entrar e diminuir quando o ar sair.

Em seguida, por mais seis respirações, leve as mãos sobre as costelas e, após constatar que o ar chega na parte baixa da respiração, deixe que ele expanda o espaço entre as costelas, ampliando a respiração inter-vertebral

Por mais seis respirações, inspire enchendo num primeiro momento a parte baixa do pulmão, em seguida deixe a respiração intercostal se expandir, e por último deixe o ar ocupar, dentro do possível sem esforço, a parte alta dos pulmões, enquanto você levanta ligeiramente os ombros. Na expiração, comece a esvaziar o pulmão primeiro pela parte baixa, depois, a região intercostal e por último a região alta do pulmão.

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Esse primeiro exercício é preparatório.

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2) Agora, uma respiração para quando você estiver precisando tomar decisões rápidas na vida. Essa respiração tem uma considerável capacidade de limpeza de radicais livres, além de diminuir a dispersão e aumentar o reflexo da percepção. É uma prática respiratória de grande potencial de vitalização.

Nesse exercício, toda a ênfase é dada à expiração, que deverá acontecer de uma só vez pelo nariz; a inspiração será no ritmo natural do corpo:

Fique de pé, com os cotovelos flexionados. Inspire sem pressa, levantando lateralmente os dois cotovelos e expire energicamente, expulsando o ar de uma só vez. Faça o exercício continuamente por três minutos..

Se você praticar por vários dias seguidos poderá, se quiser, a partir do quarto dia aumentar um minuto a cada dois dias, até chegar chegar até a dez minutos diários. De uma maneira geral, cinco minutos pela manhã, todos os dias é o suficiente para você passar um dia mais saudável em muitos aspectos.

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3) Esta respiração, calmante, tem a intenção de devolver o reflexo espontâneo do diafragma. Ela é excelente para asmáticos, mas também, para pessoas excessivamente controladas ou controladoras, que gostariam de ser mais espontâneas e relaxadas.

O ritmo será o oposto da anterior:

Expire o mais lentamente que puder e, depois, deixe o ar entrar em seu ritmo espontâneo e natural. Se, ao final da expiração, você ainda perceber algum ar inerte na parte baixa dos pulmões, acabe de exauri-lo sem pressa, antes de voltar a inspirar. Você pode praticá-la de cinco a vinte minutos por dia.

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4) Essa dica agora vale para pessoas que sofrem de insegurança excessiva. Serve também para quando você precisar fazer uma entrevista de emprego e ficar apreensivo na sala de espera por não saber o que encontrará pela frente.

Pode ser feita em qualquer local, silenciosamente, e até andando, mas não exagere. Pratique-a no máximo dez minutos por dia, ou você correrá o perigo de se transformar numa pessoa excessivamente controlada:

Inspire por quatro segundos, prenda por dezesseis, e solte o ar em oito. O  tempo de prática dela é livre, e deveVocê pode praticá-la de cinco a dez minutos a cada vez.

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5) Essa respiração vale para se você estiver querendo ter mais prazer sensorial naquilo que faz:

Inspire pela boca, com ela bem aberta. Na expiração, também pela boca, deixe uma saída mínima de ar por entre os lábios enquanto estufa as bochechas para fora. O ar deve sair com muita pressão, enquanto você deixa toda sua energia vir para a periferia do corpo. Recomenda-se fazer cinco minutos pela manhã e cinco pela noite.

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6) Agora uma respiração calmante, indicada para casos de insônia:

Deixe os olhos voltados para uma luz azul, seja uma lâmpada azul ou com uma gelatina azul à frente de uma lâmpada comum (lâmpada de quinze wats)

Inspire pelo nariz enquanto imagina a luz entrando até o centro de seu crânio, expire pela boca enquanto traz a luz azul toda para a testa. Faça por cinco minutos a cada dia, antes de dormir.

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7) Outra respiração calmante, também indicada para casos de insônia, mas também muito boa para preparar-se para a meditação:

Essa respiração é particularmente preparatória para os métodos de recuperação da visão através de meditação.

Sente-se frente a uma vela. Na inspiração abra os olhos com o mínimo de esforço possível. É como se as pestanas fossem varrendo o ar à sua frente e com isso, levando as pálpebras consigo. Na expiração, feche os olhos e leve a atenção pra a região localizada sete dedos abaixo do seu umbigo. Imagine um buraco negro aí, que absorve e consome toda sua energia.

A inspiração pode ser natural, e a expiração lenta. Esta pode ser feita de sete a vinte minutos por dia, de preferência, à noite.

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8 ) Essa respiração é preparatória para o processo de recuperação de acuidade da audição pela meditação;

Inspire pelo nariz, com as duas palmas das mãos tampando os dois ouvidos (sem pressão). Expire pela boca, com as duas mãos destapando os ouvidos e fazendo um movimento circular, que começa com os dedos das duas mãos abrindo espaço entre si e se encontrando atrás da cabeça, avançando em seguida por cima dela até chegarem à testa com as palmas nas têmporas. Em seguida, as palmas voltam a ficarem sobre os ouvidos em nova inspiração. Faça por três a cinco minutos por dia.

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9) Esta é uma respiração de limpeza emocional, indicada para quem passou por rompimentos afetivos recentes,

De pé, com os pés paralelos, com um espaço de dois palmos e meio entre eles. Os braços esticados para frente com as mãos espalmadas, voltadas para frente.

Inspire enquanto arqueia o corpo, o peito indo para frente e a cabeça para trás. Os dois braços vêm vindo até os lados do peito, como se seu corpo fosse um arco, e seus braços estivessem puxando uma flecha. Quando o pulmão estiver totalmente cheio, deixe o ar sair de uma só vez, como se fosse uma descompressão de ar comprimido, enquanto os braços se atiram à frente e o arco se desfaz, como se a flecha tivesse sido atirada. Faça por três a dez minutos por dia.

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10) Esta última respiração é um complemento da anterior, também trata de limpeza emocional, mas atinge camadas mais profundas, que foram removidas pela anterior, e agora serão removidas. Ela é indicada não apenas para quem passou por rompimentos afetivos recentes, mas também por perdas emocionais de qualquer tipo, como mortes de entes queridos, uma vez que ajuda a dissolver a raiz do trauma e a digerir a experiência, eliminando fantasmas.

Ela também é ótima na função de anti-oxidante, ajudando a eliminar impurezas inertes nas células e em todos os tecidos da região abdominal.

Este exercício pode ser feito de pé ou deitado, com os dois pés plantados no chão.

Inspire profundamente e exale todo o ar. Prenda a respiração com o pulmão vazio e, enquanto está sem ar, puxe e solte repetidas vezes o baixo abdomem para dentro. Quando não agüentar mais ficar sem ar, segure a respiração presa por mais dois segundos ainda, e, volte a inspirar novamente.

É indicado começar com dois minutos diários; você poderá aumentar um a cada dois dias até chegar a oito minutos por dia.

 

Participe do curso:

Autoconhecimento pela Respiração:

 http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=92

Esse curso é um convite à exploração de novas dimensões de sua vida a partir de mudanças em sua respiração. Nele serão experimentadas meditações baseadas em maneiras de respirar, capazes de revelar potenciais adormecidos e enriquecer a vida com amor, saúde e harmonia.

Em vivências progressivas e inspiradas, você descobrirá como a respiração consciente e profunda leva a uma mudança na qualidade de vida em diferentes áreas, trazendo mais energia ao corpo, relaxamento à mente e uma amorosidade espontânea que torna a vida mais vibrante e agradável.

No plano espiritual, a mudança na respiração proporcionará um silêncio interno que pavimentará o caminho para a meditação profunda, abrindo espaço para sentimentos de êxtase e liberdade interior.

A cada encontro serão experimentadas novas técnicas de meditação e ritmos respiratórios que aumentam a clareza e o discernimento e dão suporte à maior aventura possível a nós, a descoberta de nós mesmos.

O curso será composto de dois módulos de quatro meses cada, com opções de turmas semanais ou de encontros intensivos em um final de semana por mês.

 O primeiro módulo irá até dezembro deste ano, o segundo módulo será opcional e começará após as férias de verão em março do próximo ano.

Curso Semanal:

Início: 31 de agosto de 2016
quartas-feiras, das 16:00 h às 17:45 h ou das 20:00 h às 21:45h.

Curso Intensivo:

Início: 17 de setembro de 2016
sábados de 14:30 às 19:3o h
domingos de 9:00h às 13:00h

Local: Academia Ananda 
Av Nossa Senhora de Copacabana 769/102 – Rio de Janeiro
Mensalidade: R$ 290,00
Informações e inscrições: (21) 2508-8608
meditarsempre@gmail.com
ou mensagem pelo site

http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=92 

Leia também os Artigos:

Respirar é Viver: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1497

Explore a Sua Respiração: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=92

A Trilha Libertadora da Respiraçãohttp://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1471 

O Mapeamento da Respiração: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1505

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9 Responses to Respiração – 10 Dicas Para Reeducar

  • Obrigada por partilhar tão belos ensinamentos de respiração…..Muito bom mesmo!

  • Julieta Mariani:

    Olá
    Muito boas as suas 10 Dicas sobre a reeducação da respiração, só que na décima, onde diz: “quando não aguentar mais ficar sem ar, segure a respiração presa por mais 2 minutos ainda”. É isso mesmo? Ou seria menos tempo?
    grata
    Julieta

  • admin:

    Isso, claro Julieta, se você aguentar mais dois segundos. Muitas vezes temos uma primeira sensação de que não aguentamos mais, mas no caso desse exercício, se ficarmos dois segundos a mais depois dessa primeira impressão, o resultado será mais significativo.

    Um grande abraço

  • Henrique Samuel Szajdenfisz:

    Muito bons os exercícios sugeridos. Li com atenção e me utilizei – no primeiro momento – de duas dicas…SENSACIONAL….

  • Eu pensei que já sabia muita coisa sobre a respiração, mas com estas 10 dicas aprendi mais. Obrigada, Pedro por sempre estar nos ensinando algo mais.

  • Bel e jonas:

    Obrigada estava com falta de ar e graças a Deus passou.

  • silvia Almeida de oliveira costa Martinez:

    Obrigada muito bom, como sempre, bjsss S

  • welida souza:

    Muito bom, espero que dê certo para mim sofro muito com isso :’(

  • Moema de Bem Mueller:

    Muito obrigada, na falta de poder fazer um curso, essas técnicas de respiração são maravilhosamente bem vindas.

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