Pesquisar

Categorias

Arquivos

Favoritos

Tao, Meditação e Respiração

Tao, Meditação e Respiração

 .

curso com Pedro Tornaghi

 .

.

 . 

Este é um curso que alia técnicas de meditação a práticas de respiração e à filosofia do Tao. 

Nele buscaremos, em ensinamentos de antigos mestres taoistas, inspiração e meios para chegar ao autoconhecimento e, nas meditações, o silêncio interior e a lucidez necessárias para o entendimento das dimensões sutis do taoismo. 

Tao e meditação se auxiliarão durante as práticas. As meditações permitirão que o contato com o Tao seja uma experiência direta, e não apenas um entendimento intelectual, enquanto os ensinamentos taoistas contribuirão para que as meditações não se tornem momentos de pouco proveito.

 

Quartas-feiras, turmas às 16:00h e 20:00h
Mensalidade: R$ 270,00 

Local: Academia Ananda
Av Nossa Senhora de Copacabana 769/102 – Rio de Janeiro
Informações e inscrições: (21) 2508-8608
meditarsempre@gmail.com
ou mensagem pelo site

O Tao 

 

O Tao é uma filosofia milenar chinesa que sugere um estilo de vida em que tudo flua com a naturalidade da água corrente de um rio. Assim como a água segue seu caminho fluindo sem nenhum guia, sem nenhum mapa, sem nenhuma regra e chega ao seu destino, o oceano, aquele que adota o Tao segue sua natureza interna e chega ao seu destino, a consciência. 

O homem que se dedica ao Tao enxerga em todas as manifestações da natureza a presença da realidade oposta, encontrando assim, uma maneira de mudar situações de impasses em momentos de abertura de novos horizontes. 

Fundamentada na simplicidade, essa filosofia pode ser de grande ajuda para entendermos nossas contradições e encontrarmos um caminho de harmonia. Ela não oferece respostas prontas, mas meios para o entendimento próprio através da percepção pessoal. 

Em tempos de excessivas informações, estímulos e apelos de nossa atenção, um caminho como o Tao pode ser essencial para fornecer a atmosfera de inocência e sobriedade necessárias ao melhor discernimento, transformação pessoal, paz e felicidade. 

O Trabalho 

O curso é formado por quatro pilares, que atuam em sinergia, auxiliando uns aos outros e os tornando mais eficazes: 

- Trabalhos corporais que reorganizam nossas energias conforme sua natureza original, proporcionando maior flexibilidade e melhor saúde física e permitindo o fluir natural da energia. São exercícios que além de aumentar a disposição e gerar um bem estar natural, criam as bases para o estado de “relaxamento ativo” do corpo, possibilitando-o agir sem esforço e sem desgastes desnecessários. 

- Respirações dos Cinco Animais Sagrados Chineses, que estimularão a atenção mais desperta ao mesmo tempo em que aumentarão o metabolismo do corpo, proporcionando a melhor performance de suas funções e uma longevidade saudável. 

- Meditações que geram paz, harmonia e consciência e fixam as transformações promovidas pelos trabalhos corporais e as práticas de respiração. 

- Ensinamentos de mestres taoistas, apresentados como caminhos para experimentarmos estados de “espontaneidade consciente”.

 

Rio, 24 de julho de 2014

Amigos e amigas,

No meio dos anos 80 Rose Marie Muraro me pediu para escrever um livro sobre o Tao te King e a Astrologia. Tao Te King é o livro mais emblemático do taoismo, o segundo livro mais publicado do mundo, só perdendo para a Bíblia e, pouca gente sabe, seus 81 poemas contêm a síntese da astrologia mais moderna, apresentando os 12 signos astrológicos como 6 eixos de energia e mostrando como um signo é complemento de seu signo oposto.

Sentei-me naquela época com Caio Fernando Abreu por trinta dias das 9 da manhã até às 22 horas com a ilusão, minha e dele, de que conseguiríamos dar conta da encomenda da Rose. Caio morava em São Paulo e eu no Rio, tínhamos que aproveitar o período de suas férias no “Estadão”, onde ele era editor do caderno de cultura. Ele se mudou para meu apartamento no Rio e fomos rigorosos com os horários, às nove em ponto nos sentávamos em dois computadores em uma mesma mesa e começávamos a produzir. Só parávamos para o almoço e à noite, quando tínhamos um ritual que se repetia cotidianamente, andávamos por dois quilômetros no calçadão de Copacabana e jantávamos no mesmo restaurante, para depois desmaiarmos exaustos, até a manhã seguinte.

No final não ficamos satisfeitos com o resultado e pedi à Rose o direito de entregar apenas as traduções dos poemas para a editora. Ela, gentilmente como sempre era, topou. A tradução foi editada, mas o livro com a interpretação astrológica dos poemas ficou guardada em meu armário por esses quase trinta anos. Recentemente, a Paula Dip, biógrafa do Caio e que está dirigindo e roteirizando um documentário sobre ele, esteve em minha casa e pediu para ver os originais. Tirei do armário aquelas pastas com folhas amarelecidas, impressas em uma impressora matricial que, após a ida dela ficaram de fora, esperando para serem guardadas. Em um domingo ocioso, resolvi dar uma olhada no material e vi quantas coisas interessantes pensamos naqueles trinta dias. Foi o estopim para que eu quisesse dar esse curso e, quem sabe, me animar para terminar o livro, em parte como homenagem aos dois amigos queridos, Caio e Rose.

Assim, no curso, serão fornecidos aos poucos os poemas e parte de sua interpretação astrológica. Tenho a convicção de que eles podem ser tão importantes para os participantes como foram em minha vida e do Caio.

Um abraço fraterno,

Pedro

 

.

Leia sobre o Tao:

O Tao: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=2987

Wu Wei: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=3008

.

.

Share

17 Responses to Tao, Meditação e Respiração

  • Eva Menezes:

    Este curso irá acontecer também em intensivo de finais de semana?

    Olá Eva,

    O curso acontecerá apenas no formato semanal, em finais de semana teremos o curso “Meditações da Visão e da Audição”, que começará no dia 13 de Setembro.
    Você encontrará o programa dele nesse link: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=107
    Um abraço fraterno,

    Pedro

  • Tatiana Motta Lima:

    Vou com mais dois amigos na palestra. É necessário fazer inscrição? Obrigada, Tatiana

    Olá Tatiana,
    Não é necessária a inscrição para a palestra.
    Um abraço fraterno e até quarta-feira,
    Pedro

  • Barbara Mattos:

    Favor me cadastrar no mailing de vocês… grata

  • Barbara Mattos:

    Favor me cadastrar em vosso mailing.
    Grata, Barbara

    Cadastrada Barbara.
    Abçs

  • Maria de Lourdes Neves Cavalcanti:

    Quanto tempo de curso?

    Olá Maria de Lourdes,
    O curso terá a duração de um ano (dois módulos de 6 meses cada)
    Um abraço fraterno,
    Pedro

  • Flavia Cotrim:

    Infelizmente estarei viajando nesta data.
    Gostaria muito de fazer o curso.
    Peço por gentileza que me avisem das próximas.
    Grata

    Avisaremos Flavia,
    Abraço fraterno e uma boa viagem,
    Pedro

  • Aida Cristina Abreu:

    Me interesso pelo Tao e irei assistir a palestra amanhã, dia o6 de agosto. Pelo que entendi as aulas serão às quartas-feiras, dia em que tenho compromisso assumido todas as semanas!
    Mas irei para tentar algum outro dia o conhecimento.
    Dia repleto de luz

  • Fernanda Cardoso:

    Adoraria estar no Rio para fazer seu curso, mas é inviável para mim. Vou me esforçar para participar do curso de meditação de fins de semana. Pode me incluir no seu mailing para que eu possa receber tudo que você publicar? Te encontrei no Facebook, vou tentar te adicionar. Resido em Volta Redonda RJ

    Olá Fernanda,

    Obrigado pelo carinho com o curso, colocarei você na mala direta, mas infelizmente o blog não tem o recurso de compartilhar as atualizações diárias. Se você quiser, há uma página do Face onde as compartilho sempre, você pode estar sempre atualizada por lá: https://www.facebook.com/pages/Pedro-Tornaghi/158638770921122

    Um abraço fraterno,

    Pedro

  • Rosane Padilha:

    Tenho interesse em fazer esse curso Tao, Meditação e Respiração será ministrado quantas vezes por semana, ainda tem vaga para o horário das 20 horas?

    Abraço fraterno,

    Rosane

    Olá Rosane,

    O curso será uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, a aula das 20:00h vai até às 21:45h. Ainda temos vaga para a turma da noite.

    Abraço fraterno,

    Pedro

  • Marília Mattos:

    Desejo saber qual o grau de parentesco do Pedro com o Eduardo Tornaghi.

    Olá Marília, somos irmãos.
    Um abraço fraterno,
    Pedro

  • Pilar Del Rosario Leyton Diaz:

    Muito me interessa esta filosofia, gostaria sim de fazer o curso!

  • Ana Kato:

    Oi adoraria receber dicas e tudo o que vc puder me enviar
    Moro no Japão e amo meditação

    Um grande abraço

    Atenciosamente

    Ana Kato

  • Pedro Inácio de Andrade:

    Tenho interesse em fazer o Curso: Tao, Meditação e Respiração, em final de semana.

    Olá Pedro Inácio, infelizmente ele só acontece em aulas semanais.

    Abraço fraterno,

    Pedro

  • Favor me cadastrar em vosso mailing.
    Grata, Elza Lucena

  • Aldenice Sarmento Areias:

    Quero que me avise nos próximos pois até maio não poderei participar, entretanto quero muito fazer parte deste grupo, gratidão.

  • Claudia Alonso:

    Olá Pedro,
    Esse curso também me interessa (Tao, Meditação e Respiração)
    O que formar turma eu faço.
    Bjs
    Claudia Alonso

  • Leticia Lemos Sampaio:

    Existe algum curso previsto para este ano?

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>