Pesquisar

Categorias

Arquivos

Favoritos

Meditações Sufis

.

MEDITAÇÕES SUFIS CONTEMPORÂNEAS

.

.

.

O Grupo

Neste grupo você experimenta o gosto do universo sufi através do que ele possui de mais essencial, a meditação, sua arte e literatura. A cada encontro você conhece novas técnicas que possibilitam o traçar do próprio caminho de auto-investigação. São práticas que propõem uma trilha de desenvolvimento da espiritualidade através da alegria e celebração.

As meditações que usamos são baseadas nos zikrs, movimentos sagrados que levam ao contato com a “presença divina”. Organizados em sequências de 4 até 15 zikrs, eles levam a pessoa a uma sutilização e ampliação progressivas da sensibilidade de maneira que a pessoa vai aos poucos percebendo seu universo interno com maior clareza e participando de dimensões mais sutis da vida.

.

.

Horários:

Quartas-feiras  16:00 às 18:00 h  ou  20:00 às 22:00 h

Local:  Academia Ananda

Av Nossa Senhora de Copacabana 769 / 102

Investimento:  R$ 230,00 por mês

Informações e inscrições: (21) 2508-8608

meditarsempre@gmail.com.br

.

.

OS SUFIS

Ainda pouco conhecido no Brasil, o sufismo é uma fraternidade espiritual nascida na Pérsia antiga e marcada pela busca de liberdade interna. Seus adeptos são muitas vezes artistas, poetas, músicos, dançarinos, atores, que se utilizam da arte como meio de afinar sua espiritualidade. Dessa maneira, eles se destacam por criar meditações criativas e inspiradas, alegres e despojadas.

O sufismo é um movimento espiritual que se infiltra em todas as demais escolas espirituais e religiões e tenta extrair de cada uma delas suas verdades mais íntimas e secretas. Sua essência é aceitar qualquer experiência e decifrar a inteligência camuflada por trás dela. Dessa maneira, um sufi nunca evita a experiência, mas busca usá-la, seja qual for, como caminho para a experiência direta da espiritualidade.

O caminho dos sufis rumo à realização espiritual passa sempre pelo coração. Ser um sufi significa viver um caso de amor com a espiritualidade, envolvendo a paixão fervorosa de um amante e a maturidade tranqüila de um amor fraterno.

.

.

Amigo, amiga,

O início de meu contato com o sufismo se deu nos anos 70, quando eu fazia yoga com o Vayuananda e um aluno seu, um senhor de 70 anos àquela época, morador de Santa Tereza, seu Mário, me iniciou nas histórias e meditações sufis, levando-me a freqüentar reuniões com um pequeno grupo de meia dúzia de pessoas no centro da cidade.

Nos anos 80, conheci na Índia a Virat Swarup, uma mulher vibrante, que ministra grupos de meditações sufis em Puna. Foram experiências muito tocantes, pelo grau de energia emocional que seu trabalho mobiliza em seus alunos e pelos profundos estados meditativos que pude experimentar a partir dali. Conheci um meio alegre e solto para o autoconhecimento, que respeitava cada participante tal qual ele era e dava a ele instrumentos e suporte para que ele se transformasse, na medida em que ele mesmo decidisse.

No início dos anos 90 passei uma temporada morando em uma mansão na Índia que se tornara uma comunidade Sufi, meditávamos juntos de manhã, à tarde e à noite, em uma atmosfera sempre amorosa e criativa. Nessa comunidade, fui estimulado a criar minhas próprias meditações sufis.

Voltando ao Brasil, passei a compartilhar em meus grupos, de tempos em tempos, um misto das meditações sufis que aprendi com as que eu criava e, sempre que o fazia, percebia entusiasmo nos participantes, que me sugeriam criar cursos dedicados àquelas meditações. Nessas duas décadas adiei essa idéia esperando que ela amadurecesse em seu tempo e fui colecionando as meditações que encontravam maior repercussão e eficiência entre meus alunos. Foi a partir dessa seleção que criei esse curso, “Meditações Sufis Contemporâneas” que espero possa ser útil a você.

Um grande abraço,

Pedro Tornaghi

.

Se você gostou do que leu e quiser compartilhar ou republicar em algum lugar,  faça-o e,  por gentileza,  cite a fonte

Share

42 Responses to Meditações Sufis

  • Márcia Padovan de Moraes:

    Olá Pedro, parabéns pelo site e pela matéria sobre os Sufis. Quando, eventualmente der um curso desse em São Paulo, por gentileza avise-me, gostaria muito de participar, mas infelizmente não posso deslocar-me até o Rio de Janeiro.
    Tudo de muito bom pra você e um abraço, Márcia

  • Elisa Ribeiro d'Arêde:

    Olá Pedro,
    Este curso de Meditações Sufis é um curso direto, ou seja, pode-se entrar a qualquer momento ou existe uma data pré definida para iniciá-lo?
    Tentei participar antes, mas infelizmente não foi possível, por isso a minha pergunta.
    Grande abraço
    Elisa

  • MARIA FERNANDA ARRUDA:

    Quero sim, participar.. Não entendo como é, mas entendo que terei ajuda suficiente pra me adequar o quanto antes à esse grupo.

  • Olga Maria Freitas:

    Olá Pedro adorei a matéria sobre o Sufis, não tinha conhecimento sobre o mesmo, chamou minha atenção o nome Rumi e entrei no site para ver se tinha algo mais sobre o nome, adorei o site e fiquei muito interessada no Sufis, difícil e encontrar em algum lugar onde moro no ES- mas se um dia resolver mudar de ares e vir aplicar suas praticas por estes lados avise. Enquanto isto vou acompanhando pelo seu site que é muito interessante. Abraços Olga

  • adriana chauvet:

    bom dia, pedro!
    gostaria de fazer este curso.
    desde já, agradeco a atençao.
    gde abraço.

  • Luiz Felipe:

    Prezado Pedro,

    A 12 anos conheci e iniciei estudos sobre o sufismo, tive muita dificuldade de encontrar leituras e agora com a WEB tudo ficou mais fácil, de vez em quando acho algo legal como o seu SITE e sua narrativa, em breve verei se consigo agendar um curso pois quero neste momento apliar minha NETwoking entre participantes deste tema, acho incrível a percepção diferenciada mas ainda estou no inicio da “jornada” espiritual, parabéns e nos falamos.

    At,

    Luiz Felipe

  • kari lage:

    Cara… isso deve ser bom demais.

  • admin:

    Obrigado pelo carinho Olga,

    Fico feliz pela sua identificação com Rumi e com os sufis. Em surgindo uma oportunidade de ir ao Espirito Sato a aviso,

    Um grande abraço,

    Pedro

  • admin:

    Certamente Fernanda, você terá o auxílio necessário.

    Um grande abraço

  • admin:

    Olá Elisa,

    Na realidade este é um grupo e não um curso. Sendo assim, você pode aderir a ele conforme sua conveniência.

    Um grande abraço

  • Amei todo artigo, e concordo com tudo que li; estou começando no assunto e espero, devagar e as poucos, aprender algumas coisas; com certeza vai ser muito bom pra mim e vai me fazer muito bem, pois eu curto essas boas coisas!
    beijinhos!

  • Algenir Loiola:

    Posso frequentar o grupo uma vez por mês? Moro em Cabo Frio e fica bem difícil estar aí toda a semana. Abraços.

  • Janet:

    Obrigada pelas informacões.
    Gostaria de iniciar em março. Bjs.

  • leila saraival:

    querido Pedro, desculpe esta intimidade, mas depois de entrar em contato com voce, já sinto como se fosse sua amiga ha muito ,muito tempo. não sei se vou me explicar bem: as vezes a gente conversa com pessoas e tudo que se fala, fica completamente incompreensível,mas com outras há um encaixe perfeito, as vezes acho que neste mundo estamos em uma grande escada, e quando encontramos alguem que está no mesmo patamar tudo se encaixa é entendido, com isso não quero dizer que estou no seu patamar , sou completamente ignorante no assunto proposto pelos seus ensinamentos,mas seus ensinamentos caem como uma carapuça que entra na minha cabeça e me fazem sentir bem. obrigado pelos suas postagens,não tenho palavras para expressar meus agradecimentos.

  • admin:

    Olá Algenir,

    Imagino que essas duas programações, de aula em um final de semana por mês sejam mais adequadas à sua necessidade, veja se é conveniente a você:

    Em abril começaremos o curso de “Meditação Através dos Chakras e da Respiração” em finais de semana, confira o link:
    http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=68

    Em agosto começaremos o de “Meditações da Visão”, confira o link:
    http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=107

    Atenciosamente,

    Helena Fischer
    Assistente Pedro Tornaghi

  • Pedro,

    Gostei muito do que li, e quero a cada dia me aprofundar neste conhecimento e no meu auto-conhecimento. Através destas práticas. Qdo estiver um curso em SP por favor me avise. Gratidão
    Dione

  • Gleice Barcelos:

    Pedro,

    Como gostaria de conhecer estas “estratégias” de autoconhecimento pela meditação!!
    Preciso de calma interna… mas estou tão distante, Uberaba/MG.
    Quando puder trazer seus cursos para mais próximo avise, será “A” experiência!
    Grata
    Gleice

  • Heliane Ferreira:

    Na correria do dia a dia nos distanciamos da nossa verdadeira essência. Muito interessante, nos faz refletir e nos dá vontade de desacelerar. Muito obrigada.

  • Paulo Barbin:

    Pedro,
    Gostaria muito de participar desse curso. Sinto falta de vivenciar experiências em grupo, já que normalmente faço meus exercícios sozinho.
    Isso só seria possível se eu morasse no Rio. De qualquer modo, felicito por sua idéia e iniciativa.
    Grande abraço,
    Paulo.

  • Carlos S. Martinho:

    Estou na etapa do autoconhecimento, do desapego e desprendimento. Tenho momentos felizes, mansos, integrados.
    É muito estimulante e toca-nos de forma agradável a forma que você escreve, pois há uma percepção interior que capta com serenidade e alegria o que está descrito.
    Sou um eterno aprendiz……

  • Flor vidigal:

    Amei tudo que li aqui hoje Amigo, já foi de muito proveito para o meu dia …parabéns por seu lindo trabalho, hoje me sinto mais feliz por tê-lo conhecido … Um grande abraço..

  • MARIA MATOS:

    KKKK!!!!

    A clareza de seu texto elucidou-me sobre o motivo de muitos me considerarem sufi desde o século passado…..rsrssrrs
    Os encontros em seu curso só me levam a mergulhos cada vez mais profundos e muitos “caixotes” maravilhosos rsrsrsr. É maravilhosa a sensação de sair cambaleante, flutuante, fora de mim, do mundo mas bem no olho do furacão da vida kkkk
    POSSAMOS TODOS DESFRUTAR SEMPRE A LUZ CÓSMICA, POR NÓS E POR TODOS OS SERES DO UNIVERSO!!! AQUELE ABRAÇO!!!

  • Rossana Gobbi:

    Olá Pedro se puder fazer um workshop em São Paulo me avise. Abraços. Rossana

  • admin:

    Avisarei com prazer Rossana,
    Obrigado pelo carinho,
    Um grande abraço,
    Pedro

  • Matos Salete:

    Amado, Pedro!!!!
    Moro no Sul do Brasil.
    Estais no Rio de Janeiro.
    Vou te acompanhar, lendo teus feitos.
    Te adorei e sei que aprenderei muito contigo.
    Beijos de luz no teu coração.

  • Matos Salete:

    O sufismo é um movimento espiritual que se infiltra em todas as demais escolas espirituais e religiões e tenta extrair de cada uma delas suas verdades mais íntimas e secretas. Sua essência é aceitar qualquer experiência e decifrar a inteligência camuflada por trás dela. Dessa maneira, um sufi nunca evita a experiência, mas busca usá-la, seja qual for, como caminho para a experiência direta da espiritualidade.
    Amado, Pedro!!!!
    Assim que sou!!!!! Como foi bom te encontrar…..quero ser um sufi!!!!!

  • Nina Gomes:

    Moro em Brasília, adoraria participar mas é inviável. Aguardo o giro do mundo e que numa destas votas você possa estar em Brasília compartilhando seus aprendizados.
    Abraço fraterno
    Nina

  • José Paulo Franco:

    Prezado, tenho interesse em participar, me inscrever, ou seja lá o que for possível, para participar de um grupo sufi. Grato. Atenciosamente. José Paulo Franco (OBS.: Tenho noção do que se trata.). Agradeço retorno.

    Olá José Paulo,
    O grupo de meditações sufis no momento não está acontecendo. Você pode participar, se for do seu agrado, dos grupos “Meditação Através dos Chakras e da Respiração” e “Terapia da Respiração”, ambos ricos em meditações sufis.
    “Meditação Através dos Chakras e da Respiração” : http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=68
    “Terapia da Respiração”: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=92
    Um grande abraço,
    Pedro

  • ANGELA PERRINI:

    Gostaria de receber suas publicações e as datas dos eventos, no Rio de Janeiro, para uma possível reciclagem e novo aprendizado.
    Cordialmente,
    Angela Perrini

    Oi Angela,
    Obrigado pelo interesse, colocaremos seu e-mail em nossa mala direta e passaremos a avisar você com antecedência dos novos cursos e grupos a serem formados.
    Um grande abraço,
    Pedro

  • Sou muito fã do seu trabalho há muito tempo!!!!!!!
    Ficarei feliz ao receber notícias de realização de atividades.
    Assim como estou feliz por ter encontrado sua página, justamente a partir de uma postagem, sobre o chackra do coração – uma porta verde/rosa – !!!!!!!!!!
    Tudo a ver!!!!!!!!!!!
    Obrigada!!!!!!!!!!
    Maria

  • Maria Aparecida:

    Pedro, gostei muito do assunto e de suas colocações. Parabéns

  • ELVIS DIAS:

    Olá…como vai, gostaria de conhecer vosso trabalho mas moro em minas, Juiz de Fora, e infelizmente ficaria muito caro e cansativo ir ao Rio para fazer o curso. Se o amigo puder dar uma dica de amigos que dão o este curso por aqui ficarei grato. Um abraço fraterno! ELVIS DIAS

    Olá Elvis, creio que a pessoa indicada para te orientar quanto a trabalhos dessa natureza em Juiz de Fora seja a Rosângela Rossi, passarei os telefones dela para você por e-mail.

    Um grande abraço,

    Pedro

  • Com certeza agora em fevereiro vou começar o curso às quartas feiras 20.00hs. Achei muito boa a proposta do curso. Parabéns Pedro!!!!!

  • Acordei com uma dor intensa acima da vista esquerda….depois de medir a pressão, tudo bem, vi que tenho ar que se comprime na região da testa… perdoe-me essa introdução… pois foi assim que pude ligar o notebook para ver as novidades e encontrei sua linda postagem!!! É amigo Pedro!… Há anos venho me perguntando “quem sou eu?”, sempre me sentindo estranho por amar todas as religiões e sempre confiar em pessoas de perto e ou de longe (¨¨) Me surpreendo em saber que tenho uma alma sufi, pelo menos é o que sinto – e nem conheço a abençoada fraternidade. Agora sei por que senti amor quando vi sua primeira postagem.

    Gratidão á ti e à GRANDE FRATERNIDADE!

  • Flaminia Trizzino de Sousa:

    Parabéns por esta sua linda missão de escrever e esclarecer sobre os Sufis. Que O Criador te guie nesta linda missão. E que os grupos de Sufis se multipliquem não só em Copacabana como em outros lugares como Niterói que é aonde eu moro. Aguardo notícias da possibilidade do nascimento do grupo aqui. Um abraço Flaminia. Até breve.

  • Gostei da sua meditação da rosa chá e agora as suas informações sobre os Sufis me encantaram. Desde quando eu entrei pela primeira vez em contato com o sufismo, eu me senti um Sufi em minha forma de viver a minha espiritualidade, a minha forma de conduzir o meu trabalho como psicoterapeuta. A poesia, a música e a arte são fundamentais na minha expressão e na condução dos meus trabalhos, me sinto livre do peso do saber e apenas deixo que me chegue.
    Hoje no Instituto do Ser em Maceió, estamos dando início a uma Prática do Giro Sufi Mevlane, quando uma vez por semana estamos sendo orientados por uma pessoa iniciada na prática. Fui tocada profundamente e é fantástico como mais e mais informações têm chegado a mim. Os seus textos foram presentes.
    Gostaria muito de ter mais informações sobre a sua Meditação Sufi Conteporânea, senti uma vibração muito forte com a sua descrição de como ela chegou a você. Como posso ter acesso a mais informações e orientações? Me tocou!

  • sheina maia waldeck:

    Oi Pedro, saudade de você. Já conheço o seu trabalho, dos grupos lá da Conde de Irajá. Vou ver se acerto os meus horários, para participar dos seus grupos de meditação em Copa. Um grande beijo para você

  • Maria Celeste Argolo Pinheiro:

    Amei, não imaginei que fosse tão interessante este trabalho. gostaria de saber se é possível fazer Online, pois moro em São Paulo. Um grande abraço.

  • Durga Devi Dasi:

    Parabéns pelo trabalho Pedro, continue na luz…abraços fraternos.

  • Alberto Courbusier:

    Olá,
    Gostei do seu blog, aguardo mais matérias sobre assuntos relacionados ao último artigo que li.
    Para mim, que sou um iniciante no assunto, são dicas muito importantes e que me ajudam muito a crescer.

  • Helô Binchen:

    Opa!
    Tive acesso a alguns artigos escritos nesse blog e gostei muito da matéria.
    Assuntos relacionados ao seu blog enriquecem o conteúdo da web, e transmitem conhecimento, para as pessoas menos experientes.
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>