Pesquisar

Categorias

Arquivos

Favoritos

O Mapa da Respiração

O Mapa da Respiração

.

Pedro Tornaghi

.

.

.

A respiração possui um mapeamento desconhecido para a grande maioria das pessoas.

A parte alta do pulmão está para o futuro, como a mediana para o presente e a baixa para o passado. O lado esquerdo está para a emoção e a intuição como o lado direito para a razão. Assim, por exemplo, abrindo e oxigenando melhor a parte alta esquerda do pulmão, conseguimos planejar melhor o futuro, e ventilando generosamente a região direita alta, estimulamos os centros nervosos responsáveis pela concretização de projetos.

É possível através da respiração, conhecendo o seu mapa, fazer uma revisão no que consideramos impróprio em nosso comportamento e em nossa condição interna emocional e psicológica, apenas estimulando certas regiões da respiração.

Desenvolvemos durante a vida alguns padrões de respiração que restringem o fluxo de energia a certas áreas de nosso corpo e privilegiam outras. Esses padrões, condicionam o comportamento, limitando reflexos e escolhas. Uma pessoa normal, varia durante o dia entre três a quatro padrões básicos de respiração e modula de um para outro sem nunca se dar conta do que eles significam. Por vezes ela acha que há algo errado com ela, que não tem determinados talentos para conseguir certas proezas e não se dá conta de que a resposta está logo abaixo de seu nariz, em seus pulmões.

Por exemplo: se ela tem facilidade para estudar português mas dificuldade para a matemática, nunca lhe passa pela cabeça relacionar sua dificuldade com a maneira de respirar. Ela simplesmente acha que tem um talento e o seu vizinho outro, e não percebe que varia, durante o dia, entre três ou quatro maneiras de respirar diferentes das adotadas pelo vizinho, que por sua vez, também se restringe a três ou quatro.

Ela possui a mesma capacidade respiratória dele, e, se aprender a observá-lo, entendê-lo e imitá-lo na maneira de respirar, vai desenvolver as mesmas regiões da inteligência que estão mais desenvolvidas nele. Sem perder os dons que já possuía, é importante que se diga, ela irá adquirir novos “talentos”. Cada pessoa pode variar sem problemas entre dez ou doze padrões respiratórios durante o dia, sem deixar de alimentar seus talentos e vocações principais, mas desenvolver também outros lados de sua personalidade que estavam à sombra, por falta de alimento e estímulo.

E não apenas talentos podem ser desenvolvidos, mas o ânimo emocional pode ser totalmente revolucionado com a geografia da respiração. Por exemplo: uma pessoa com boa auto-estima certamente tem um padrão respiratório totalmente diferente ao de uma vítima da fraca auto-estima. Ao mudar o padrão respiratório correspondente, a baixa auto-estima perde sua sustentação.

Nem sempre é fácil mudar padrões estabelecidos no inconsciente. Não é fácil, mas é possível. Há mantras específicos de desencouraçamento das diferentes regiões do pulmão, assim como há ritmos respiratórios apropriados para mudar cada padrão viciado de respiração.

A Terapia da Respiração classifica 84 ritmos respiratórios básicos capazes de transformar a percepção e restaurar o fluxo vital do corpo, otimizando funções vitais e nos livrando de radicais livres. São ritmos desenvolvidos para mudar a amplitude, a qualidade e a profundidade da respiração, melhorando a ventilação nas diversas áreas do pulmão, estimulando todo o sistema vital, desenvolvendo a personalidade como um todo, nos tornando pessoas multi-talentosas.

Melhorando o funcionamento dos sistemas respiratório, circulatório, digestivo, nervoso e endócrino e instituindo uma maneira de respirar plena e profunda, a Terapia da Respiração nos orienta para sua finalidade última: a libertação espiritual.

Para isso, ela se utiliza dos pranayamas do yoga e de respirações do Chi-kun, entre diversas técnicas milenares de respiração orientais, aliadas a descobertas recentes sobre os possíveis efeitos dos diferentes ritmos respiratórios.

É uma terapia acessível a todos, uma vez que todos os que estão vivos respiram, e têm o direito de mudar a maneira como vêm fazendo isso.

É só experimentar.

.

.

Participe do curso:

Autoconhecimento pela Respiração:

 http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=92

Esse curso é um convite à exploração de novas dimensões de sua vida a partir de mudanças em sua respiração. Nele serão experimentadas meditações baseadas em maneiras de respirar, capazes de revelar potenciais adormecidos e enriquecer a vida com amor, saúde e harmonia.

Em vivências progressivas e inspiradas, você descobrirá como a respiração consciente e profunda leva a uma mudança na qualidade de vida em diferentes áreas, trazendo mais energia ao corpo, relaxamento à mente e uma amorosidade espontânea que torna a vida mais vibrante e agradável.

No plano espiritual, a mudança na respiração proporcionará um silêncio interno que pavimentará o caminho para a meditação profunda, abrindo espaço para sentimentos de êxtase e liberdade interior.

A cada encontro serão experimentadas novas técnicas de meditação e ritmos respiratórios que aumentam a clareza e o discernimento e dão suporte à maior aventura possível a nós, a descoberta de nós mesmos.

O curso será composto de dois módulos de quatro meses cada, com opções de turmas semanais ou de encontros intensivos em um final de semana por mês.

 O primeiro módulo irá até dezembro deste ano, o segundo módulo será opcional e começará após as férias de verão em março do próximo ano.

Curso Semanal:

Início: 31 de agosto de 2016
quartas-feiras, das 16:00 h às 17:45 h ou das 20:00 h às 21:45h.

Curso Intensivo:

Início: 17 de setembro de 2016
sábados de 14:30 às 19:3o h
domingos de 9:00h às 13:00h

Local: Academia Ananda 
Av Nossa Senhora de Copacabana 769/102 – Rio de Janeiro
Mensalidade: R$ 290,00
Informações e inscrições: (21) 2508-8608
meditarsempre@gmail.com
ou mensagem pelo site

http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=92 

Leia também:

Respirar é Viver: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1497

Explore a Sua Respiração: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=92

A Trilha Libertadora da Respiração: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1471 

 

 

Share

4 Responses to O Mapa da Respiração

  • Ana Beatriz Trovarelli:

    GEOGRAFIA DA RESPIRAÇÃO

    TRANSFORMO MINHA PERCEPÇÃO
    REVOLUCIONANDO MINHA ESSÊNCIA
    COM A GEOGRAFIA DA RESPIRAÇÃO!
    ALIMENTO MEUS TALENTOS E VOCAÇÕES PRINCIPAIS
    ESTIMULO MEU EMOCIONAL
    SUSTENTANDO O ALTO ASTRAL!
    ATIVO O PADRÃO RESPIRATÓRIO CORRESPONDENTE….
    É POSSÍVEL!…..SURPREENDENTE!
    MUDO PADRÕES ESTABELECIDOS NO INCONSCIENTE…
    NA AÇÃO DA RESPIRAÇÃO…
    A REPROGRAMAÇÃO É PRESENTE!
    MANTRAS ABENÇOADOS, AO PULMÃO SÃO ENCAMINHADOS…
    RITMOS APROPRIADOS, PARA PADRÕES VICIADOS…
    PRANAYAMA DO YOGA, RESPIRAÇÕES DO CHI-KUN
    OTIMIZAM AS FUNÇÕES VITAIS, LIBERTAM-ME DOS RADICAIS!
    ATRAVÉS DO MAPEAMENTO…
    FAÇO UM RECONHECIMENTO DO QUE QUERO MUDAR
    EM MEU COMPORTAMENTO!
    E EM MINHA CONDIÇÃO INTERNA PSICOLÓGICA E EMOCIONAL
    ALCANÇO A ULTIMA FINALIDADE…
    “A MINHA LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL”

    ANA BE.- PARA VOCÊ!!!

  • Regina:

    Muito interessante! Quando dispuser de material para enviar pelo correio, comprarei com certeza.
    Abraços fraternos,

  • Graça Sampaio Ribeiro:

    Gostei muito, gostaria de saber mais. Há cursos? Se houver gostaria de participar. Grande abraço.

    Olá Graça,
    Fico feliz pela sua sintonia e interesse pelo trabalho com a respiração. Começaremos um curso, com duas turmas, amanhã. Você encontra as informações de horários, local e etc no link http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=92
    Um abraço fraterno,
    Pedro

  • Muito agradecida por compartilhar sementes tão preciosas, certamente o mundo será cada vez melhor.

    Um grande abraço.

    Carmen Regina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>