Pesquisar

Categorias

Arquivos

Favoritos

Meditação da Rosa

 

Meditação da Rosa

.

Uma meditação para o Chakra do Coração

0

 

.

Essa é uma meditação onde, através da fragrância de uma rosa-chá você começa uma viagem de exploração, desenvolvimento e sutilização do seu chakra do coração. A prática constante dela pode ser uma valiosa aliada para uma vida mais amorosa, harmoniosa e consciente.

A meditação é um estado de espírito e de consciência onde se pode perceber a vida sem a interferência da mente. As técnicas de meditação não são a meditação em si, são exercícios criados para facilitar e encurtar o caminho até esse “estado de espírito”.

Durante a meditação, se algum pensamento vier à sua mente, deixe que ele passe e volte a atenção para seu momento dentro do exercício.

Para a prática da Meditação da Rosa é recomendada a rosa-chá, cuja fragrância estimula os centros afetivos e sensoriais desejados. Se você não tiver acesso a rosas chá, procure algum elemento da natureza cujo aroma lhe sensibilize afetivamente, e faça com ele. Se você estive longe da natureza, poderá fazê-la com óleos essenciais de rosa da aromaterapia.

Você pode fazer essa meditação em duplas ou sozinho. Se sozinho, leve a mão ao centro do próprio peito no quarto estágio, você estará alimentando o seu chakra do coração com sua própria energia e trabalhando sua auto-estima.

A Meditação da Rosa é uma das 260 técnicas de meditação criadas por Pedro Tornaghi e utilizadas em seus grupos de crescimento. Quase todas elas são baseadas na relação com os chakras e com a respiração. Você pode fazer a Meditação da Rosa sozinho ou com um parceiro em casa mas pode também experimentá-la dentro do contexto de seus grupos e cursos. Participe de um workshop ou curso e conheça as outras técnicas de meditação.

 

Primeiro estágio
Fique de pé, com os pés paralelos na linha dos ombros e os 2 braços levantados (relaxados, dentro do possível), com as palmas das mãos paralelas. Inspire pelo nariz enquanto o tronco gira para direita, e expire pela boca enquanto o tronco gira para esquerda. A respiração sempre no quarto chakra (centro do peito).

Segundo estágio
Sente-se de pernas cruzadas, com as mãos sobre as coxas. Nessa posição, inspire pela boca, feche as mãos e conduza a energia delas e dos braços até o quarto chakra. Prenda o ar o máximo de tempo possível, tensionando toda a musculatura das mãos, braços e peito. Expire relaxando a mesma musculatura e deixando a energia descer do peito pelos braços até sair pelas mãos, que se abrem.

Terceiro estágio
Segure a rosa próxima ao nariz e inspire deixando a fragrância dela passar pelo seu quarto chakra. Na expiração, a fragrância desce pelos seus braços até sair pelas mãos e dedos.
Respire agora sem retenção de ar, com a expiração lenta. Todo o segredo está na expiração bem lenta.

Quarto estágio
Com a mão esquerda no coração do parceiro, inspire degustando e saboreando o aroma da rosa no seu quarto chakra. Deixe que ela chegue ao fundo do chakra, toque a inocência dessa região, e expire passando essa fragrância para o coração do parceiro.

Quinto estágio
Deite-se com os dedos entrelaçados tocando as pontas desses dedos no centro do peito. Procure expirar o mais lentamente possível até esvaziar completamente os pulmões e deixe que a inspiração aconteça espontaneamente, no ritmo do seu corpo. Toda a atenção deve estar na região do quarto chakra (centro do peito).

Sexto estágio
Sente-se, com a mão esquerda sobre o seu quarto chakra e a direita sobre a rosa, inspire a sua própria fragrância, e expire soltando-a sobre a rosa (traga todo o seu amor para ela).

Sétimo estágio
Deite-se com a rosa sobre o centro do peito e os braços abertosem cruz. Inspire trazendo a energia dos pés ao quarto chakra, e expire deixando a energia subir até sair pelo alto da cabeça.

Na inspiração, contate a miséria emocional (sentimentos de rejeição, medos, inseguranças e tristeza) e na expiração exale amor e paz, incondicionalmente. Comece com a sua própria miséria emocional e tristeza, passe em seguida a inspirar as tristezas e misérias de pessoas próximas e íntimas, e vá aos poucos ampliando o seu campo de atuação, até inspirar as misérias emocionais e tristezas de todo o mundo e de todo o universo, transformando-as em amor e paz.

.

..

Leia os artigos:

Chakra do Coração: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=294 

Aliados da Transformação: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1345 

Psicologia dos Chakras: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1258 

Chakras & Ritmos Respiratórios: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1319

.

Conheça os Cursos:

Meditação Através dos Chakras e da Respiração: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=68

 Terapia da Respiração: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=92 

.

Conheça o cd

Meditação da Rosa: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=25 

 

 

 

 

 

Share

11 Responses to Meditação da Rosa

  • drika:

    Que lindo Pedro! Veio numa hora muito boa para mim…estava precisando muito!!Vou fazer !!!Gratidão. bj

  • Diana Laviola:

    Gostaria de ser avisada para o próximo workshop.
    Grata
    Diana

  • debora:

    Muito legal

  • Evaldelí Coelho Thomé Lindoso:

    Pedro, em nossa primeira aula comprei o cd ” Meditação da Rosa “, ele é maravilhoso!

    Forte abraço e até sábado. Delí

  • Ana Beatriz Trovarelli:

    Pedro, obrigada pelo caminho seguido, pelos encontros, pelo aprendizado constante e pleno…
    Para você…

    “O encontro da MEDITAÇÃO DA ROSA com a sensibilidade e inspiração…”
    MEDITAÇÃO DA ROSA – CHACRA DO CORAÇÃO

    Na fragância de uma rosa-chá
    Inicio uma viagem de exploração
    Desenvolvimento e sutilização
    Junto ao meu coração!
    Desenvolvendo minha sensibilidade
    Exercito habilidades…
    E a mente?
    Silencia!
    Esta fragância estimula
    Centros afetivos e sensoriais
    Desperta um estado de espírito
    De consciência e plenitude
    De clareza, na percepção da vida!
    Sou o Centro!
    E a mente?
    Está ausente….
    Dentro desta perfumada magia…
    Alimento o Chakra do Coração….
    Com a Energia de Minhas Mãos!!!

    Ana Be. 18/07/2012

  • Grata querido Pedro, lindíssima esta meditação, adoro a maneira como faz a interação com a pranayama, muita sensibilidade e conhecimento, seus alunos são pessoas de sorte, por terem tão bom Mestre ! Beijinho com Carinho !

  • Querido Amigo, adorei a maneira como integra a pranayama na Meditação, também o sentido do olfato, está muito delicada esta Meditação. Linda, muito delicada. Grata, beijo carinhoso !

  • Marcinha:

    Te agradeço Pedro, por ter me proporcionado minutos tão preciosos!!

  • Obrigada, Pedro, por mais este ensinamento. Esta meditação é, realmente, muito gostosa de se fazer e nos deixa numa paz de espírito muito grande. Abraço.

  • Maria Angela Grolla Zanol Cavalcanti:

    Oi…Lindão!!! Sou alérgica a cheiros….rs…mas costumo fazer isso com um livro que em cada capítulo ou pausa, deixo-o cair sobre o peito para refletir o que foi lido. Mas é bastante interessante.
    Grata!!!
    Bjssssss!!!!!!
    Angela

  • Marina Allevato:

    Que riqueza meu querido!
    Amei essa meditação…como também todas as outras,
    onde você emana uma doçura que transborda em seu ser!
    Beijo no coração
    Paz e Bem
    Aho
    Marina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>