Pesquisar

Categorias

Arquivos

Favoritos

Chakras & Ritmos Respiratórios

Chakras & Ritmos Respiratórios

Pedro Tornaghi

.

.

.

Toda emoção ou pensamento gera um reflexo imediato na respiração. Se estamos apaixonados respiramos de uma maneira, se tristes, de outra e, se precisamos correr de uma situação de perigo, de outra ainda. Da mesma maneira que nossos humores se refletem em nossa respiração, se reorientarmos o ritmo em que respiramos, modificaremos imediatamente nosso estado de espírito.

Há uma ciência nisso, não é difícil observar a maneira de respirar de cada estado emocional e passar a usar essas observações para harmonizarmo-nos emocionalmente. Alicerçado nessa ciência, foram desenvolvidos ritmos respiratórios específicos para limpar e vivificar cada um de nossos sete chakras, e consequentemente transformar nossa condição emocional e mental, dissolvendo medos e estimulando sentimentos saudáveis.

Explico: os chakras são centros energéticos que coordenam as funções vitais do corpo. Cada emoção nossa está ligada prioritariamente a um diferente chakra. Desbloqueando e energizando um chakra, ele passa a influir nas emoções correlatas a ele, dissolvendo ansiedades e medos e permitindo-nos experimentar estados de calma, relaxamento e felicidade.

As respirações do primeiro chakra por exemplo, propiciam o enraizamento emocional, levando-nos a melhor estruturar nossa vida prática e a equilibrar nossas realizações nas áreas: profissional, amorosa e familiar. Essas respirações promovem a autonomia, conferindo uma vitalidade extra, para que possamos preencher nossas necessidades particulares e construir as bases de nosso projeto de vida. Elas amenizam todos os medos ligados à necessidade de sobrevivência, preparando-nos para que mais facilmente saibamos o que queremos e encontremos maneiras de realizá-lo.

As do segundo chakra trazem discernimento. Elas desanuviam os cinco sentidos restituindo nosso potencial de sentir prazer. Esse é o chakra da sensualidade, e essas respirações nos deixam capazes de obter muito maior satisfação em nosso cotidiano. Os Mestres indianos dizem que nesse chakra mora o nosso “Buda Interno”. Essas respirações, com a sua continuidade, propiciam uma visão única e diferenciada da vida, nos dando acesso a uma sabedoria que vem não de livros, mas da vivência interna.

O terceiro chakra, ao ser ativado pelas respirações, nos proporciona uma bússola interna, que passa a nos orientar em direção ao crescimento pessoal nas diversas experiências que se apresentam à nossa frente. Esse chakra nos enche do ânimo necessário para que conquistemos nossas ambicionadas metas e alcancemos a realização pessoal. Quando desenvolvemos esse chakra, não queremos mais ouvir falar como as coisas são, mas vivê-las pessoalmente e essas respirações nos dão a energia necessária para que realizemos isso. Ao avivar o chakra, essas respirações nos proporcionam força de vontade, iniciativa, coragem e capacidade de decisão rápida e certeira.

O quarto chakra quando “higienizado” pelas respirações, nos deixa livres de antigas mágoas, sentimentos de rejeição e culpas. Repentinamente, nos vemos libertos de emoções que atentam contra a nossa natureza nos impedindo de brilhar e ser felizes. Quando revigorado, esse chakra nos permite experimentar um estado de satisfação e contentamento espontâneos. Passamos a irradiar amorosidade de uma maneira que beneficia também aos que nos rodeiam, uma vez que criamos uma atmosfera agradável emvolta de nós. Sentimos a partir disso um maior contentamento em tudo o que fazemos.

O quinto chakra quando energizado pelas respirações torna-nos mais criativos e comunicativos, levando-nos a encontrar soluções antes impensáveis para os impasses da vida. Ele praticamente acaba com o sentido da palavra impasse. Esse chakra nos permite transformar a natureza de todos os nossos anseios e medos e nos dá o sangue-frio necessário para que cortemos aquilo que já é velho e ultrapassado em nós e consigamos lutar pelo novo que queremos. Ele tem uma força curativa e regeneradora praticamente infinita, tendo sido na história do autoconhecimento um centro fundamental para curandeiros e xamãs de diversas linhas.

Ele nos dá capacidade e coragem de promover transformações radicais quando é preciso. Ele possui também um poder de regeneração impressionante, possibilitando-nos restituir o que for importante na saúde física, emocional ou mental. É um chakra que nos dá força para construir quando é apropriado e destruir quando é necessário.

O sexto chakra aumenta a nossa capacidade de atenção, entendimento, reflexão e meditação. Limpo pelas respirações, ele nos traz clareza e nos devolve a inteligência intuitiva. É um chakra que nos permite enxergar a essência embutida em cada forma, fazendo com que todas as coisas revelem o seu sentido. Passamos a entender o nosso papel, ou seja, que pequeno dente nos cabe na grande roda dentada do universo e igualmente que papel cada pessoa à nossa volta está representando. Ele restitui nossas capacidades psíquicas nos devolvendo a potencialidade plena de nossa memória e imaginação.

O sétimo chakra quando desenvolvido, dilui aos poucos os nossos egoísmos mesquinhos e nos situa em uma dimensão muito mais ampla da vida. No fundo, na verdade, a nossa mais legítima dimensão. Ele promove uma experiência de comunhão sem limites com a nossa natureza interna e com a externa, nos levando a conhecer os últimos estados de êxtase espiritual descritos pelos orientais.

O interessante das respirações aplicadas aos chakras é que, através delas, é muito difícil que nos enganemos e sabotemos de maneira inconsciente o trabalho de crescimento pessoal. Elas são acessíveis a todos, uma vez que todos respiramos; e só exigem a prática para que passemos por uma profunda transformação psicológica, descobrindo sermos capazes de ir a espaços que nem sonhávamos existir; e capazes de uma performance pessoal que antes não usufruíamos porque desconhecíamos. E o mais importante: está em nossas mãos, basta praticar.

.

Participe do Curso:

“Meditação Através dos Chakras e da Respiração”

MEDITAÇÃO ATRAVÉS DOS CHAKRAS E DA RESPIRAÇÃO

As Sete Dimensões da Consciência

.

.

Workshop de Vitalização e Sensibilização dos Sete Chakras

um final de semana a cada mês, de maio a dezembro
sábados de 14:00h às 19:00 h domingos de 9:00h às 13:00h

Local: Academia Ananda
Av Nossa Senhora de Copacabana 769 / 102

Início: 21 de maio de 2016
Mensalidade: R$ 320,00
Informações e inscrições: (21) 2508-8608
meditarsempre@gmail.com
ou por mensagem no site

Local: Academia Ananda
Av Nossa Senhora de Copacabana 769 / 102

Datas do curso:

Maio

21 & 22

Junho

18 & 19

Julho

16 & 17

Agosto

20 & 21

Setembro

17 & 18

Outubro

22 & 23

Novembro

19 & 20

Dezembro

10 & 11

.

O TRABALHO

.

Através de vivências que acontecerão em oito finais de semana – um a cada mês – o participante se conscientizará de que para usufruir de um equilíbrio psicossomático saudável, é necessário o funcionamento sadio dos sete chakras.

A tônica maior será dada a exercícios de respiração e meditação, tanto para a limpeza quanto para a revitalização desses “centros nervosos”.

O grupo será conduzido pelo astrólogo e instrutor de meditação Pedro Tornaghi, acrescido de técnicas inéditas, desenhadas especificamente para esse trabalho.

Serão sete fins de semana dedicados a cada chakra em particular e um a exercícios de sensibilizaçào, conscientização e integração desses sete “centros de consciência”.

.

OS CHAKRAS

.

OS CHAKRAS são “centros de energia sutil” que influenciam a nossa atividade orgânica, psíquica e emocional. Não são centros estáticos, mas dinâmicos, e o contato com eles significa uma relação direta com a intuição.

São sete “portas” de acesso ao “mundo interior” que possibilitam a descoberta de uma maneira mais livre e independente de ser O trabalho com eles leva ao aumento da sensibilidade e da consciência de nosso “universo interno” integrando-o ao cotidiano pessoal e social.

Seu desenvolvimento propicia um indiscutível aumento da vitalidade, da alegria de viver, da disposição interna, da compaixão e do amor, além de uma maior capacidade de responder aos desafios do cotidiano.

O sistema glandular é uma porta de fácil acesso a essa “mágica realidade interna”. Por isso, as glândulas serão trabalhadas durante os encontros, através das emoções, medos e desejos particularmente ligados a cada uma delas.

.

Os Exercícios:

.

- Para limpar e reforçar a saúde dos chakras;

- De meditação;

- De absorção do Prana (energia vital);

- De transformação das enervias telúricas e magnéticas;

- De Respiração;

- Relacionados ao elemento de cada chakra (ar, fogo, terra, ar ou éter)-;

- Relacionados a cada um dos sete corpos (relativos aos sete chakras)

- De psicodrama

- Neo Reichianos

.

Fim de semana do Muladhara Chakra:

(chakra Raiz-Base)

Tema:          enraizamento / integração

Glândulas:    seminais

Elemento:     terra

Planetas:      Saturno e Lua

Medos:         exteriorizar; não terraizes; não conseguir realizar; não pertencer a nada

Desejos:       sobreviver; ser aceito; fazer parte

.

Fim de semana do Swadisthana Chakra:

Tema:          o mundo das sensações e da sensualidade

Glândulas:    supra-renais

Elemento:     água

Planeta:        Netuno

Medos:         ser só; sentir demais; estar vulnerável; sofrer

Desejos:       se deliciar em gozo e sensualidade; se fundir com o outro

.

Fim de semana do Manipura Chakra:

Tema:          poder

Glândula:      pâncreas

Elemento:     fogo

Planeta:        Marte

Medos:         não ser; ser natural; ser submisso

Desejos:       conquistar; mandar; ser imprescindível; poder

.

Fim de semana do Anahata Chakra:

Tema:          coração / emoção

Glândula:      timo

Elemento:     ar

Planetas:      Sol e Urano

Medos:         ser ferido; respirar; sofrer constrangimentos; rejeição; abandono

Desejos:       absorver a tudo; irradiar; viver agradavelmente; amar

.

Fim de semana do Vishudha Chakra:

Tema:          criatividade

Glândulas:    tireóide

Elemento:     éter

Planetas:      Vênus e Plutão

Medos:         tornar-se triste; desestruturar-se ao contato cm sua criatividade; passar do limite

Desejos:       sentir prazer; degustar; criar; ser total

.

Fim de semana do Ajna Chakra:

Tema:          clareza

Glândulas:    hipófise (corpo pituitário)

Elemento:     lida com a fusão dos cinco elementos

Planetas:      Mercúrio e Júpiter

Medos:         perder-se; aceitar; relaxar; ser

Desejos:       conhecer; controlar; julgar; saber de tudo

.

Fim de semana do Sahasrara Chakra:

Tema:          comunhão e união

Glândulas:    pineal

Elemento:     lida com o espaço neutro que há entre cada 2 elementos e que; igualmente, surge da fusão dos cinco

Planetas:      é uma fusão de todas as energias presentes no sistema solar, não tendo um planeta em particular que o represente.

Medos:         sentir-se vazio; desregrar-se; perder os referenciais; perder as raízes

Desejos:       estar em conexão plena; transcender; libertar-se

.

“Chakras não são ideias abstratas, mas realidades vivas e pulsantes dentro de cada um.
Se não tivéssemos nos afastado tanto de nossas naturezas, os sentiríamos naturalmente.
Qualquer um porém é capaz de voltar a senti-los, de maneira espontânea, com a prática da meditação.”
Swami Satyananda Vedanti

MEDITAÇÃO ATRAVÉS DOS CHAKRAS E DA RESPIRAÇÃO:

http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=68

.

.

Leia também:

Psicologia dos Chakras:

http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1258

Chakra do Coração:

http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=294

 

 

 

 

 

Share

11 Responses to Chakras & Ritmos Respiratórios

  • MARIA AMELIA MACEDO FERREIRA:

    É perfeito como descreves a sensação de plenitude após e durante a meditação. É sentir o Universo e você, em tudo. É como vivenciar a dimensão dos átomos e moléculas de nosso corpo, espalhados universo afora, … agradeço por todos os ensinamentos publicados. Sou eternamente Grata por sua gentileza!! Namastê

  • Patrícia Ramalhete:

    Gostei do texto! Vou aplicar em minhas aulas de canto.

  • Esses textos são fantásticos. Parabéns.

  • FERNANDO GOMES DA SILVA:

    Sou criador de uma arte marcial, marpheus, já com 14 anos de existência. Sou mestre de várias artes há 35 anos. O marpheus tem 7 faixas coloridas referentes aos chakras. Gostei do seu trabalho.

  • Andrea Cunha da Fonsêca:

    Gostei muito do artigo!!! Será muito proveitoso!

  • Helena d'Assuncao Cavalcanti:

    Gostei muito do texto. Como praticante de Yoga e presidente da Associação dos Profissionais de Yoga de PE gostaria de continuar nos comunicando e recebendo textos que possam ampliar conhecimentos. Namaste!

  • JORGE VALÉRIO SOARES:

    Pratiquei yoga por muitos anos e não conhecia esse potencial da respiração para limpeza dos chakras. Vou praticar. Pena que moro em Porto Velho e não vou poder participar do curso. Mas vou pesquisar. Namastê.

  • Antonio thadeu Neto:

    Passei a ter com certa frequência nesses últimos três anos arritmia cardíaca, que os médicos dizem ser totalmente emocional, ou seja, não consigo controlar minhas emoções, até dormindo à noite minha pressão aumenta, e passei a fazer uso de Rivotril …. Já tentei com o Psiquiatra fazer meditações, mas confesso que não consigo o controle, tento mais não consigo … Respiração achei interessante e talvez possa me ajudar mais diretamente, a ansiedade é muito intensa até durante o dia, qualquer coisa que aconteça, já fico imaginando coisas, o que automaticamente altera a minha pressão…. Venho tentando ajuda de todas as formas para conter tudo isso, quem nesse ultimo mês passou por três piques intensos de ritmo cardiíaco, de pensar que o coração poderia sair pela boca… Será que posso modificar tudo isso pelo sistema da respiração controlada? Agurdo sugestão do que posso fazer para sair desse mal, que certamente poderá me levar a infartar, já que tenho 62 anos… Aguardo sugestões pelo meu email ou até mesmo na indicação de terapias…. Grande abraço

    Olá Antonio,
    O Pedro responderá a você por e-mail ainda hoje.
    Atenciosamente,
    Helena Fischer
    Assistente do Pedro Tornaghi

  • Ramsés José Gonçalves Pereira:

    Tenho interesse no curso online. Obrigado!!

  • Antoninha:

    Curo online

  • Rodrigo:

    Favor avisar quando houve o curso online. Gratidão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>