Pesquisar

Categorias

Arquivos

Favoritos

Osho – Crescimento Espiritual

 

Crescimento Espiritual

 .

 Osho

“Sufis, O Povo do Caminho”

.

.

.

Você me pergunta, mais uma vez, se posso fazer algo para que o seu progresso espiritual seja mais rápido.

Eu posso entender seu desejo, posso entender sua sede, posso entender sua ânsia, mas nada pode ser feito rapidamente nesse sentido. Não há atalho. Atalhos são prometidos apenas por falsos instrutores. Não há atalho. O crescimento é árduo e nada pode ser feito mais rápido do que você possa absorver. Há um certo limite para a sua absorção, há um certo limite para a sua inteligência. Uma vez que você tenha absorvido algo, suas capacidades se tornam maiores, aí alguma coisa mais será possível. E quando você tiver absorvido esse algo mais, suas capacidades se tornarão ainda maiores e algo mais poderá ser feito de novo. E é assim que a coisa anda. O crescimento é lento.

O Crescimento não é como as flores da estação. O crescimento é lento. É como as grandes árvores que tomam centenas de anos para crescer. Mas aí, elas podem dialogar com as estrelas. Flores sazonais existem apenas por umas poucas semanas. Elas vêm rapidamente, elas vão rapidamente. Elas são como sonhos, elas não são realmente reais. Elas apenas simulam estar aqui. Seja um verdadeiro cedro do Líbano. Isso leva tempo, isso é duro. Quando você começa a subir em direção ao céu e às nuvens e à Lua e às estrelas, é árduo. É árduo por que você tem que desenvolver raízes, profundas raízes terra adentro. A árvore cresce na mesma proporção que as raízes, se ela tem que crescer trinta metros para o céu, ela tem que crescer trinta metros por sob a terra. Essas raízes tomam tempo.

Você não vê as raízes. Raízes não são visíveis. Quando você vem a um instrutor espiritual, o instrutor vê as suas raízes. Ele vê quantas raízes você tem. Se você repentinamente cresce rápido e as raízes não estão prontas para sustentar a você grande dessa maneira, você cairá, você desabará. E uma vez que você tenha caído, se tornará muito difícil se tornar enraizado novamente.

Então, um mestre não pode ajudá-lo mais rapidamente.

Essa mania de velocidade precisa ser abandonada. Não há necessidade. Cada passo tem que ser desfrutado e celebrado.

 .

Share

11 Responses to Osho – Crescimento Espiritual

  • Emanuela Crystal:

    “Você me pergunta, de novo, se posso fazer algo para que o seu progresso espiritual seja mais rápido.”
    Nem mesmo um mestre pode ajudá-lo mais rapidamente.
    Essa mania de velocidade precisa ser abandonada. Não há necessidade. Cada passo tem que ser desfrutado e celebrado.
    O crescimento espiritual é lento bem mais lento; porém desde nossa fecundação estamos sendo preparados para tal crescimento. Com paciência chegaremos ao amadurecimento espiritual, quanto tempo?….o importante é enxergar a luz….

  • Sonia Mello:

    Eu não tinha idéia de que cada passo teria que ser desfrutado e celebrado.

  • Anamárcia Tinoco de Oliveira:

    Maravilhoso ensinamento! Sou-lhe muito grata Pedro por tão auspiciosas mensagens e inspirações. A sincronicidade tem sido total. Quero fazer um trabalho ao vivo.Um abraço anjo amigo!

  • Sahajo:

    “Cada passo tem que ser desfrutado e celebrado”…namastê!

  • rrosa de melo:

    Essa mensagem, de todas que já li, essa sinceramente me tocou profundamente.
    Pois eu estou senmpre me culpando, por ser lenta no aprendizado e pôr em prática o aprendizado espiritual. obrigada aos bons espíritos e a Deus por me permitirem reencarnar com visão perfeita para ler tanta sabedoria. E peço a inteligência necessária para interpretar essas palavras com sabedoria.

  • Mandami se ti è possibile sempre delle informazioni

  • Lidia Maria Migliore:

    Maravilhoso na primeira leitura! Profundo quando lido novamente com calma. Um grande ensinamento quando simplesmente absorvido.

  • Eu sei Pedro, ninguém falou que essa jornada seria fácil. Acredito que nada na vida acontece por acaso e tudo faz parte de nosso crescimento espiritual. Muito obrigada pela sua ajuda em fazer com que encontremos esse caminho sem fim.

  • neuza b.fernandes:

    Só posso agradecer a Deus por ter contato com ensinamentos tão grandiosos.

  • neuza b.fernandes:

    Só posso agradecer a Deus por ter contato com ensinamentos tão grandiosos, muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>