Respiração – 10 Dicas Para Reeducar

10 Dicas Para Reeducar a Respiração

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Pedro Tornaghi

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A respiração se relaciona com nossas mais diversas dimensões. Ela reage e responde à nossa situação emocional, à dinâmica de nosso corpo físico, às inquietudes e aos silêncios de nossa mente e até à nossa realidade espiritual. Ela escuta a todas essas nossas realidades e, observar como ela percebe e responde a cada fenômeno nosso pode ser, por si só, um meio de iluminação, um meio de libertação da consciência, de todos os medos e limitações.

Pode-se começar por experimentar o relacionamento com ela em assuntos que nos são próximos e cotidianos, para, mais tarde, entrar em contato com suas dimensões mais amplas e profundas. Para isso, aqui vão dez dicas inspiradas em técnicas da “Terapia da Respiração”:

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1) Deite-se confortavelmente, com as mãos sobre o diafragma e inspire por 6 vezes, deixando o ar descer para a parte baixa do pulmão, a barriga deve crescer quando o ar entrar e diminuir quando o ar sair.

Em seguida, por mais seis respirações, leve as mãos sobre as costelas e, após constatar que o ar chega na parte baixa da respiração, deixe que ele expanda o espaço entre as costelas, ampliando a respiração inter-vertebral

Por mais seis respirações, inspire enchendo num primeiro momento a parte baixa do pulmão, em seguida deixe a respiração intercostal se expandir, e por último deixe o ar ocupar, dentro do possível sem esforço, a parte alta dos pulmões, enquanto você levanta ligeiramente os ombros. Na expiração, comece a esvaziar o pulmão primeiro pela parte baixa, depois, a região intercostal e por último a região alta do pulmão.

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Esse primeiro exercício é preparatório.

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2) Agora, uma respiração para quando você estiver precisando tomar decisões rápidas na vida. Essa respiração tem uma considerável capacidade de limpeza de radicais livres, além de diminuir a dispersão e aumentar o reflexo da percepção. É uma prática respiratória de grande potencial de vitalização.

Nesse exercício, toda a ênfase é dada à expiração, que deverá acontecer de uma só vez pelo nariz; a inspiração será no ritmo natural do corpo:

Fique de pé, com os cotovelos flexionados. Inspire sem pressa, levantando lateralmente os dois cotovelos e expire energicamente, expulsando o ar de uma só vez. Faça o exercício continuamente por três minutos..

Se você praticar por vários dias seguidos poderá, se quiser, a partir do quarto dia aumentar um minuto a cada dois dias, até chegar chegar até a dez minutos diários. De uma maneira geral, cinco minutos pela manhã, todos os dias é o suficiente para você passar um dia mais saudável em muitos aspectos.

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3) Esta respiração, calmante, tem a intenção de devolver o reflexo espontâneo do diafragma. Ela é excelente para asmáticos, mas também, para pessoas excessivamente controladas ou controladoras, que gostariam de ser mais espontâneas e relaxadas.

O ritmo será o oposto da anterior:

Expire o mais lentamente que puder e, depois, deixe o ar entrar em seu ritmo espontâneo e natural. Se, ao final da expiração, você ainda perceber algum ar inerte na parte baixa dos pulmões, acabe de exauri-lo sem pressa, antes de voltar a inspirar. Você pode praticá-la de cinco a vinte minutos por dia.

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4) Essa dica agora vale para pessoas que sofrem de insegurança excessiva. Serve também para quando você precisar fazer uma entrevista de emprego e ficar apreensivo na sala de espera por não saber o que encontrará pela frente.

Pode ser feita em qualquer local, silenciosamente, e até andando, mas não exagere. Pratique-a no máximo dez minutos por dia, ou você correrá o perigo de se transformar numa pessoa excessivamente controlada:

Inspire por quatro segundos, prenda por dezesseis, e solte o ar em oito. O  tempo de prática dela é livre, e deveVocê pode praticá-la de cinco a dez minutos a cada vez.

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5) Essa respiração vale para se você estiver querendo ter mais prazer sensorial naquilo que faz:

Inspire pela boca, com ela bem aberta. Na expiração, também pela boca, deixe uma saída mínima de ar por entre os lábios enquanto estufa as bochechas para fora. O ar deve sair com muita pressão, enquanto você deixa toda sua energia vir para a periferia do corpo. Recomenda-se fazer cinco minutos pela manhã e cinco pela noite.

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6) Agora uma respiração calmante, indicada para casos de insônia:

Deixe os olhos voltados para uma luz azul, seja uma lâmpada azul ou com uma gelatina azul à frente de uma lâmpada comum (lâmpada de quinze wats)

Inspire pelo nariz enquanto imagina a luz entrando até o centro de seu crânio, expire pela boca enquanto traz a luz azul toda para a testa. Faça por cinco minutos a cada dia, antes de dormir.

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7) Outra respiração calmante, também indicada para casos de insônia, mas também muito boa para preparar-se para a meditação:

Essa respiração é particularmente preparatória para os métodos de recuperação da visão através de meditação.

Sente-se frente a uma vela. Na inspiração abra os olhos com o mínimo de esforço possível. É como se as pestanas fossem varrendo o ar à sua frente e com isso, levando as pálpebras consigo. Na expiração, feche os olhos e leve a atenção pra a região localizada sete dedos abaixo do seu umbigo. Imagine um buraco negro aí, que absorve e consome toda sua energia.

A inspiração pode ser natural, e a expiração lenta. Esta pode ser feita de sete a vinte minutos por dia, de preferência, à noite.

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8 ) Essa respiração é preparatória para o processo de recuperação de acuidade da audição pela meditação;

Inspire pelo nariz, com as duas palmas das mãos tampando os dois ouvidos (sem pressão). Expire pela boca, com as duas mãos destapando os ouvidos e fazendo um movimento circular, que começa com os dedos das duas mãos abrindo espaço entre si e se encontrando atrás da cabeça, avançando em seguida por cima dela até chegarem à testa com as palmas nas têmporas. Em seguida, as palmas voltam a ficarem sobre os ouvidos em nova inspiração. Faça por três a cinco minutos por dia.

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9) Esta é uma respiração de limpeza emocional, indicada para quem passou por rompimentos afetivos recentes,

De pé, com os pés paralelos, com um espaço de dois palmos e meio entre eles. Os braços esticados para frente com as mãos espalmadas, voltadas para frente.

Inspire enquanto arqueia o corpo, o peito indo para frente e a cabeça para trás. Os dois braços vêm vindo até os lados do peito, como se seu corpo fosse um arco, e seus braços estivessem puxando uma flecha. Quando o pulmão estiver totalmente cheio, deixe o ar sair de uma só vez, como se fosse uma descompressão de ar comprimido, enquanto os braços se atiram à frente e o arco se desfaz, como se a flecha tivesse sido atirada. Faça por três a dez minutos por dia.

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10) Esta última respiração é um complemento da anterior, também trata de limpeza emocional, mas atinge camadas mais profundas, que foram removidas pela anterior, e agora serão removidas. Ela é indicada não apenas para quem passou por rompimentos afetivos recentes, mas também por perdas emocionais de qualquer tipo, como mortes de entes queridos, uma vez que ajuda a dissolver a raiz do trauma e a digerir a experiência, eliminando fantasmas.

Ela também é ótima na função de anti-oxidante, ajudando a eliminar impurezas inertes nas células e em todos os tecidos da região abdominal.

Este exercício pode ser feito de pé ou deitado, com os dois pés plantados no chão.

Inspire profundamente e exale todo o ar. Prenda a respiração com o pulmão vazio e, enquanto está sem ar, puxe e solte repetidas vezes o baixo abdomem para dentro. Quando não agüentar mais ficar sem ar, segure a respiração presa por mais dois segundos ainda, e, volte a inspirar novamente.

É indicado começar com dois minutos diários; você poderá aumentar um a cada dois dias até chegar a oito minutos por dia.

 

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Em vivências progressivas e inspiradas, você descobrirá como a respiração consciente e profunda leva a uma mudança na qualidade de vida em diferentes áreas, trazendo mais energia ao corpo, relaxamento à mente e uma amorosidade espontânea que torna a vida mais vibrante e agradável.

No plano espiritual, a mudança na respiração proporcionará um silêncio interno que pavimentará o caminho para a meditação profunda, abrindo espaço para sentimentos de êxtase e liberdade interior.

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Início: 31 de agosto de 2016
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Início: 17 de setembro de 2016
sábados de 14:30 às 19:3o h
domingos de 9:00h às 13:00h

Local: Academia Ananda 
Av Nossa Senhora de Copacabana 769/102 – Rio de Janeiro
Mensalidade: R$ 290,00
Informações e inscrições: (21) 2508-8608
meditarsempre@gmail.com
ou mensagem pelo site

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Leia também os Artigos:

Respirar é Viver: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1497

Explore a Sua Respiração: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=92

A Trilha Libertadora da Respiraçãohttp://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1471 

O Mapeamento da Respiração: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1505

9 comentários em “Respiração – 10 Dicas Para Reeducar

  1. Olá
    Muito boas as suas 10 Dicas sobre a reeducação da respiração, só que na décima, onde diz: “quando não aguentar mais ficar sem ar, segure a respiração presa por mais 2 minutos ainda”. É isso mesmo? Ou seria menos tempo?
    grata
    Julieta

  2. Isso, claro Julieta, se você aguentar mais dois segundos. Muitas vezes temos uma primeira sensação de que não aguentamos mais, mas no caso desse exercício, se ficarmos dois segundos a mais depois dessa primeira impressão, o resultado será mais significativo.

    Um grande abraço

  3. Muito bons os exercícios sugeridos. Li com atenção e me utilizei – no primeiro momento – de duas dicas…SENSACIONAL….

  4. Muito obrigada, na falta de poder fazer um curso, essas técnicas de respiração são maravilhosamente bem vindas.

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