Chakra do Coração

Lar é onde o Coração Está

.

Pedro Tornaghi

.

.

O chakra do coração é o cerne da receptividade e da aceitação. Um dos benefícios de mergulhar em meditações que envolvem esse chakra é a possibilidade ou mesmo a facilidade de tornar-se uma pessoa cada vez mais receptiva. A palavra receptividade vem de recipiere – receber, acolher. Com esse chakra desenvolvido, revela-se uma capacidade natural de acolher toda sorte de contrariedades e você se sente emocionalmente acolhido pelo mundo. Quando harmonizado ele lhe dá a sensação de pertencer ao lugar onde você está pisando, ser amparado por uma “atmosfera espiritual” e “sustentado” pela força que organiza o Universo. O chakra do coração saudável leva você a acolher o outro e esse é um dos segredos da felicidade por ele gerada. Ele produz um vívido senso de companheirismo e sentimento de cumplicidade pelo próximo.

O seu quarto chakra é hospitaleiro também com você mesmo, nele você encontra o seu “lar”. Osho diz em seus discursos: “lar é onde o coração está”. Você se sente em casa quando o coração está presente. Na verdade, você se sente em casa “dentro” do seu coração, quando aprende a habitar o chakra cardíaco; quando passa a aceitar a infinita hospitalidade que ele tem em relação a você, a infinita hospitalidade que você carrega no centro do peito. Quando aprende a abrir mão da mente para confiar na hospitalidade do coração. Para conhecer a meditação precisamos, mesmo que por momentos, abrir mão de nossas mentes, mas não o fazemos por medo da morte, pressupondo que ficar sem pensar é perder o controle e que isso significaria a morte. E este medo da morte está ligado ao medo de ficar sozinho. Porém, você nunca irá se sentir sozinho se conhecer com intimidade seu chakra do coração. Em lugar de se sentir sozinho, irá sentir-se consigo mesmo, e integrado a todo o universo. Se você se sente sozinho, na verdade, é por estar afastado do seu quarto chakra.

O chakra do coração é um “telefone desocupado”. A mente é um telefone sempre ocupado. Há uma história tradicional sufi que fala do discípulo que foi reclamar com o mestre: “Mestre, eu tenho tentado de tantas maneiras, mas não consigo falar com Deus, como fazer?”, é quando o Mestre vira-se e sentencia: “em vez de me pedir o telefone de Deus, seria melhor você desocupar o seu telefone, pois Ele tenta ligar para você insistentemente, mas encontra sempre sua linha ocupada”. A mente é um telefone sempre ocupado. O coração é como um poderoso PABX para onde podem ligar 300 pessoas, sempre haverá uma linha disponível para acolher a quem chega.

A aceitação do chakra do coração não deve ser confundida com passividade. Ela é pura afabilidade, é uma capacidade de atender ao que vem do lado de fora, enquanto a passividade é resistir ao que vem de fora. A passividade é a habilidade de evitar estímulos enquanto a aceitação do quarto chakra é uma resposta plena e completa do estímulo que chega a você.

O acolhimento do quarto chakra começa por agasalhar a própria pessoa, o dono do chakra. Começa por abrigá-lo e ampará-lo. O primeiro a poder se refugiar em seu quarto chakra é você mesmo; ele lhe dá a capacidade de acolher ao outro sem que você perca o seu centro. Basta que você se lembre de que também pode se acolher nele.

Quando você entra em meditação está entrando no caminho do desconhecido; se você está buscando a meditação, está buscando algo que desconhece e não uma confirmação daquilo que conhece e, para que você possa entrar plenamente em uma área desconhecida, é melhor ter a aceitação e a confiança que esse chakra proporciona. A espiritualidade é algo que não se pode enxergar com os olhos costumeiros. É necessário estar receptivo para poder entrar em contato direto com ela; na verdade, é ela quem se contata com o seu ser, da forma e na medida em que é possível, na medida em que você permite. Esse é o sentido da aceitação e da receptividade para a experiência espiritual. A busca da espiritualidade consciente talvez dependa muito mais de uma atitude receptiva do que ativa. Meditação é, no fundo, a arte de saber aceitar integralmente. A realização espiritual já está aqui o tempo todo, não precisa ser buscada, mas “recebida”.

Meditação é entrar em contato com uma “contra-parte” sua. Essa “contra-parte” está sempre observando e testemunhando o que se passa, o que acontece com a sua “parte consciente”. Na meditação você tem a atitude de testemunhar a si mesmo, para entrar em sintonia com esta “contra-parte”. Para a meditação acontecer, é necessário ir aos poucos se tornando receptivo, e desta maneira estabelecer o contato com essa consciência que já existe em você.

E para você chegar aí e poder contar com a receptividade necessária, o caminho mais simples e curto é abrir, limpar e vitalizar o chakra do coração. A receptividade deste chakra é a mais democrática; ela está ao alcance de qualquer ser humano, por mais simples ou complexo que seja. Incluindo, é claro, eu e você.

.

.

Conheça o potencial do seu chakra do coração no curso:

Anahata Yoga – As Meditações do Chakra do Coração

Presencial e Online

Duração: 4 meses
Informações e inscrições: 21 2508-8608
meditarsempre@gmail.com

Programa do Curso: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=88

.

.

Leia também:

A Poesia Mística e Amorosa de Rumi: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=595

Amor e Consciência: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=406

Amor & Atenção: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=981 

193 comentários em “Chakra do Coração

  1. A evolução se processa ao infinito com objetivos moral, intelectual e espiritual. Como sou parte ou fragmento dessa evolução estou galgando degraus nela com novas aprendizagens. Pedro Tornaghi, obrigada por proporcionar-me essa nova aprendizagem. Muita luz!!!

  2. O que importa é o coração. A aceitação, por vezes, é difícil; contudo podemos transformar esses bloqueios e permitir que o sucesso entre em nossas vidas.
    Muito obrigada.
    Vou reler o texto.
    Boa noite.
    At.:
    Ana Paula Desenzi

  3. O que importa é realmente o coração. Ele é, em si, o poder da transformação da vida. Acredito que, às vezes, não é facil resistir, mas conseguimos através de nosso desejo de evoluir. Muitíssimo obrigada Pedro Tornaghi. Muita paz!

  4. Prezado amigo, o CORAÇÃO é o PORTAL que precisamos atravessar para entrarmos nesse caminho iniciático que é a busca do SI MESMO, a busca desse ser alado que nos habita, e a meditação, penso, é fundamental para essa travessia. Breve pretendo estar fazendo essa prática com você. Muitíssimo obrigada pela Mandala e pelo texto! PAZ e LUZ! (seria possível obter o seu e-mail?).

    Olá Elenir, eu quem agradeço o carinho. Você fala comigo pelo “meditarsempre@gmail.com”. Grande abraço.
    Pedro

  5. Muitíssimo obrigada, amigo, pela bela Mandala e pelo inspirado texto. Na minha trilha iniciática em busca do ser alado que em mim habita, espero estar fazendo, breve, o seu curso sobre MEDITAÇÃO E MEMÓRIA! PAZ e LUZ!

  6. Suas palavras são simples, para um entendimento profundo da receptividade procurada e alcançada por muitos e tão desejada por mim.obrigada Pedro Tornaghi,
    Namastê.

  7. Pedro!

    Muito agradeceida por ter este lindo Chakra do Coração,
    me indentifiquei muito em varias falas suas, esta evolução é infinita em
    nossos caminhos pela espiritualidade, gostaria muito de morar aí no Rio
    para fazer este seu curso, é de grande valia para nosso crescimento!

    Desejo a você e a todo o nosso Universo muita LUZ !!!

  8. Muito obrigada, Pedro!
    Estou na Rep. Dominicana e amanha vamos a Cuba!!
    Linda viagem!
    Um dia gostaria de fazer o trabalho do chacra do coracao com voce – quero e preciso retomar esse caminho.
    Beijos!!
    Stella

  9. Rio de Janeiro, 10 de junho de 2012

    Gosto muito de meditar em casa, até quando estou na rua medito em pensamento.
    Obrigada de coração.

    Carinhosamente,
    Regina

  10. BOA NOITE MEU QUERIDO PEDRO…
    ABENÇOADO VOCÊ É… E EU POR TER TIDO A GRAÇA DE CONHECÊ-LO.
    FASCINANTE O TEXTO SOBRE O CHAKRA DO CORAÇÃO.
    EM UM UNIVERSO ONDE SE BUSCA A ESSÊNCIA, SUAS PALAVRAS GENEROSAS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA. QUANDO ESTAMOS RECEPTIVOS , O NOSSO MUNDO SE AMPLIA
    PARA PODERMOS EVOLUIR.
    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO LINDO E SEU CARINHO.
    ABRACEIJOS!

  11. Pedro!
    Você é encantador
    Estou tão feliz por ter encontrado essa luz, que fico horas e horas, lendo e relendo os seus textos!! Suas palavras, deixam meu coração transbordando de desejo de conhecimento…Mais e Mais…Será que um dia eu chego lá?
    Não existem palavras para descrever o que sinto…..
    Muito obrigada por você existir e por ter surgido na minha vida, de uma forma mágica….Estou me sentindo muito bem…
    Obrigada!!
    Beijos com muito amor e carinho…Muita Luz para você):

  12. Ao ler “Lar é onde o Coração está”, tive uma inspiração e escreví esta afirmação com o seu texto…..se apreciar….é seu!

    CHAKRA DO CORAÇÃO
    Sou receptiva
    A experiência espiritual
    Aceito integralmente
    Este Poder Universal!
    Com o Chakra do Coração
    Em real harmonização
    Ilumino o meu Lar
    Em meditação!
    Eu, Tú, Ele, Nós, Vós, Eles…
    Acolhemos e somos acolhidos por “Ele”
    E o segredo da felicidade…
    É gerado, pela realização dessa verdade!
    É um Chakra hospitaleiro,
    Verdadeiro companheiro,
    Me traz a doce sensação…
    De ser Sustentada…
    No coração de um Grande Guerreiro!

    Parabéns pelo seu trabalho, muita Luz!!!
    Abraços
    Ana Be. (17/07/2012)

  13. Pedro, visão da adolescência, de formas diversas de manifestação de um ser diferente, especial? Amigo do meu irmão, presente em casa tantas vezes, falando em coisas naturais, naturais até hoje! E o tempo passou. Um dia nos encontramos no Parque Lage, lembra? Foi bom ver que seguiu o caminho que gosta e te faz feliz. Obrigada pelo ‘presente’, bem vindo na minha linha do tempo, que não será perdida.
    Um beijo, com as engraçadas lembranças dos bolinhos de carne, que eu dizia que eram naturais! Rsrsrsrs. Coisa de criança! Moleca mesmo!

  14. Bom dia.
    porque será que não consigo meditar?
    meus pensamentos se misturam e nada consigo pensar.

    Olá Adriana,
    Ajudará muito você ter contato pessoal com algum instrutor de meditação que possa te ouvir, sentir, e ajudar na escolha de meditações apropriadas a você.
    Um forte abraço,
    Pedro

  15. Oi Pedro
    Fantástico. chegou no momento em que eu realmente estava precisando me encontrar.
    Muito obrigada. Beijo em seu coração

  16. Adorei o chacra….e aprecio também a sua página do face…..as mensagens……
    Pedro o seu sobrenome é bem parecido com o nosso que é Tonarchi….de que região os seus antepassados vieram da Itália, o meu do lado Tonarque são de Piemonte……Turrim…..
    Obrigada pela atenção e carinho
    Sonia
    Olá Sonia,
    Obrigado pela sintonia com os artigos. Minha família é de Milão, pode ser mesmo que sejamos dissenções da mesma raiz recentemente. Um grande abraço,
    Pedro

  17. Oi Pedro,
    Muito obrigada por compartilhar esse texto maravilhoso! Foi fundamental ler, exatamente nesse dia, afinal nada é por acaso não é mesmo?
    Um grande abraço e lhe desejo muita alegria e inspiração.

  18. Boa noite Pedro.Vi você na página de uma grande amiga minha Amy, minha Astróloga. Achei interessante o seu trabalho, a sua proposta, e gostei muito de ler suas palavras acima. Já ouvi falar muito em meditação, mas nunca participei. Pode ser que em algum momento procure este lado da vida que para mim é muito novo !!!
    Obrigada por ter enviado este texto.

  19. Muito obrigada Pedro, pelo seu carinho!
    Adoro aprender! Quase não sei nada sobre chacra, e sempre tive curiosidade!
    Acredito demais! Adorei ler seu texto, sempre que der vou estar por aqui, aprendendo com você, que é tão sábio e iluminado!
    Tudo de bom! Obrigada e ótimo final de semana. Abraços!

  20. Obrigada pelo compartilhamento desse texto. Achei muito interessante e de fácil entendimento. Agora será mais fácil ler e reler esse e outros artigos de sua autoria. Muita paz e muitas alegrias para você !!!

  21. Obrigada pela linda e profunda msg. Acredito, que seria maravilhoso e que com certeza teríamos um mundo melhor, se todas as pessoas (ou a maioria delas) pudessem conhecer e ter acesso ao conteúdo deste maravilhoso e sábio texto, que nos permite evoluir, entender e aprender as belas coisas que a vida nos ensina, e que por vezes esquecemos ou ignoramos. Parabéns, muita luz e paz para você.
    Obs. A Valéria é minha irmã, já o conhecia de nome (através dela). Só não sabia que era uma pessoa tão especial. Carinhosamente, Eliane.

  22. Querido Pedro, adorei o seu trabalho. Tal como disse Siddharta Gautama aos seus Discípulos: Segui o caminho do meio, o chakra do coração. Eu também tenho uma meditação sobre este chakra, que faço nas aulas de Yôga, é a Chama Trina. Como já disse nosso trabalho é para o mesmo sentido, também dou cursos de Meditação, entre outros. É um privilégio ter um Amigo tão dotado, e sou grata ao Universo por colocar pessoas tão maravilhosas no meu caminho. Carinhos !

  23. Lindo texto, Pedro. Vou tentar me lembrar sempre que o meu próprio Chakra do coração pode me acolher.
    Beijo saudoso, Lia

  24. Como disse a grande Cássi “(…) Estamos indo de volta prá casa(…)” , prá um coração amoroso e compassivo. Muito grata! Forte abraço! L.

  25. Realmente tudo que você falou é verdadeiro, pois o chakra do coração é muito importante!
    Agradeço e gostei muito de tê-lo no meu facebook e assim vou curtindo e lendo as coisas muito interessantes que você for colocando para nos informar das suas experiências.
    Abraços fraterno,
    Faimer

  26. Olá Pedro!
    Muito legal sua visão sobre os Chakras. Parabéns!…..Desejo-lhe muito sucesso em sua jornada de ensino sobre esse tema tão transcendente!…..Envio-lhe um grande abraço!
    Abílio Maggnus
    Taubaté, 18/09/2012

  27. Como você mesmo pontuou, sou mais afeita aos “grandes silêncios”. Nada como ficar em silêncio
    e aprofundar-se no cardíaco.
    Obrigada pelo belo texto!
    Gostaria de você autorizasse a divulgação na “Fraternidade Luz” que frequento.
    Abraços,
    Maria Avila

    Ola Maria,
    Obrigado pelo carinho e pela sintonia. Me sinto lisonjeado com o seu desejo de compartilhar o artigo com a família da Fraternidade Luz.
    Um grande abraço,
    Pedro

  28. Lindo mesmo!! É o principal chakra. Se ele estiver bloqueado, fechado, com sentimentos negativos, medos, tristezas… não nos permitiremos acolher o próximo – aliás, nem enxergaremos o outro porque o nosso olhar estará somente conosco no Eu. Primeiro devemos nos aceitar como somos; soltar, liberar os sentimentos emoções, humildade, simplicidade, bondade… com isso estaremos em equilíbrio, com integração do corpo e mente, e tudo estará fluindo numa energia poderosa. A meditação é lançar-se no espaço, é como cair em um vazio onde você não sabe o que vai encontrar. Onde vem o medo do desconhecido, perco meu leme. A parte difícil, mas não impossível, é soltar o leme. Tenho soltado, às vezes agarro de novo… O que estará faltando? Acreditar mais em mim! Grande beijo. Obrigada.

  29. Oi PEDRO, obrigada por postar em nosso face o chacra do coração. Entrei aqui via essa postagem, estamos adorando ler tudo! Sabemos um pouco que, para abrir o chacra do coração, devemos primeiro nos auto-observar em nossos pensamentos, palavras e atos, testemunhando essa nossa personalidade agindo de momento a momento, erroneamente ou acertadamente, nas relações todas; e com isso reparar o eu, o si mesmo, para podermos liquidá-lo aos poucos em suas aparições negativas ,para que o amor entre em nossos corações. A limpeza maior está aí, em ver “o eu” em suas invejas, ciúmes, passionalidades, ambições, apegos a coisas supérfluas, como sensualidade e etc..então o canal livre para o amor se instalará, de maneira pura! Essa auto-observação, aos poucos, dissolve esse egoísmo, esse “eu”… bjs e obrigada, na sintonia do coração!

  30. Olá Pedro
    Adorei o texto, é realmente assim mesmo que está acontecendo comigo
    Beijos no coraçao
    Namastê

  31. Maravilhoso o texto sobre o chacra do coração e bastante oportuno para a ancoragem energética e preparação no processo de transformação a que todos estamos sujeitos. Farei desta mandala um símbolo para andar comigo. Agradeço muito o seu gesto de sabedoria. MUITA LUZ !

  32. Primeiro gostaria de agradecer sua atenção. Depois dizer que com leituras e compreensões próprias procuro chegar ao ponto de ser um ser HUMANO, mesmo com falhas e tal, mas com a certeza da minha procura do meu próprio ser natural e verdadeiro. Pedro, aonde posso obter seu CD chamado “Meditação da Rosa” que você apresentou no programa do Jô Soares? Você escreveu algum livro? Como receber um pouquinho dessa sua LUZ maravilhosa? Beijos, carinho ROSA

    Eu quem agradeço Rosa, a sintonia e o carinho! O cd da Meditação da Rosa você encontra no fatimahborges.com.br, você chega lá pelo link: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=25. Você pode conhecer as meditações ao vivo nos cursos na Academia Ananda. Dê uma checada nesse outro link: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1860.

    Beijos e carinho, Pedro

  33. Estou ainda anestesiada depois da leitura de seu texto.
    É uma lição de grandeza, um convite ao que é bom, do bem, ao que podemos
    descobrir em nós de positivo, enfim, foi um bálsamo.
    Este “telefone sempre desocupado, tão dentro de cada um de nós” me chamou para cair na real… pois verdadeiramente este “PABX funcionando a nosso favor” e nossas mentes “sempre ocupadas” com o que não vai nos levar para o caminho”…
    Pedro sempre acompanho você, mas este seu texto me deu a sacolejada que eu precisava… OBRIGADA !!!! Grande abraço Elizabeth

  34. O século 21 e a Nova Era serão regidos pelo Coração. Muito bom este texto que mostra com muita propriedade e sensibilidade os atributos mais atualizados do Chacra do Coração. Parabéns e adorei o que está por trás da meditação sufi. Descobri que também sou uma sufi. Gratidão Pedro.

  35. Prezado Pedro Tornaghi! Primeiramente quero agradecer pelo maravilhoso e esclarecedor texto sobre o Chakra Coração!. Uma linguagem de fácil compreensão e que me veio em um momento extremamente adequado, pois participo de um grupo de estudos em uma Casa Espírita onde sou monitora e exatamente ontem surgiu um questionamento sobre se “a dor é necessária para nossa evolução espiritual”. A priori pode parecer não haver uma relação com o texto que me enviaste, porém no meu entendimento tem tudo a ver, pois dependendo da pessoa que passa por tal situação, a mesma esquece o quanto é importante trabalhar o Chakra do Coração para receber sentimentos e energias positivas tais como a simpatia… auto estima… não se sentir sozinho, enfim acreditar que tudo depende da sua capacidade de entender e ter pensamentos positivos, transformar tais pensamentos em energia e irradiar pelo corpo físico.
    Seu texto além de esclarecedor, também é uma fonte para reflexão, na medida em que nos faz conscientizar dos benefícios adquiridos através da meditação! Ou seja, nos forncçe subsídios para aprendermos a controlar e lidar com as emoções e sentimentos! Nos faz refletir acerca da capacidade que temos de dar e receber amor, além de nos esclarecer e fazer entender que somos energia e a importância de mantermos os nossos pensamentos elevados ao bem, possibilitando dessa forma uma compreensão maior da harmonia necessária entre o plano físico e o plano espiritual!
    Só em ler o seu texto pude sentir uma sensação de leveza em meu ser…. uma energia contagiante de bons fluídos, permitindo assim acreditar no meu ” EU “, no amor incondicional ao próximo e uma sensação de que não estamos sozinhos, como muitas vezes teimamos em pensar dessa forma, pois o meu coração está comigo e que preciso alimentá-lo de ternura, simpatia, compaixão e de amor!
    Olha, eu lhe sou eternamente grata e, porque não dizer, lisonjeada por ter recebido de você esse texto e também pela linda imagem da mandala, que inclusive eu adoro!
    Um forte abraço! Energias de muito amor… luz… paz e bem!!!!
    Ana Raeder.

  36. Bem interessante a sua explicação sobre o chakra do coração. Vou procurar fazer o exercício da meditação, acredito que com isso a pessoa se equilibre bastante e se estresse muito menos; o que é aconselhável para a vida atribulada de todos nós. Fiz há uns anos meu mapa astral com você e foi bem proveitoso. Abraços, Raquel

  37. Grata Pedro pela maravilhosa mandala, por compartilhar este texto e pela acolhida. Sou fanzoca de tudo que você escreve. Fazer meditação com você foi uma das experiências mais incríveis que já tive.
    Namastê Ana

  38. Obrigado pela dedicação e carinho para comigo me enviando algo tão profundo e maravilhoso…Chakra do Coração ….Assim vou poder renovar e melhorar meus conhecimentos através dos seus.
    PAZ pra ti…Abraços!!! Angela

Deixe uma resposta