Respirar é Viver

 

Nossa maneira de respirar pode mudar nossa percepção da vida.

 

Respirar é, mesmo, sinônimo de vida; mas a quase totalidade das pessoas prefere ignorar esse fato. E, claro, paga um preço por isso. As grandes mudanças qualitativas que podem ocorrer em sua vida, podem ocorrer principalmente através da respiração.

 

É imediato, uma vez que você liberta a respiração, começa a se perceber mudando em todas as particularidades e níveis, e se descobre com todas as habilidades mais afinadas. A sua dispersão se transforma em atenção, a insegurança em confiança, os seus medos vão espontaneamente se dissipando e você repentinamente encontra entusiasmo para levar a sua vida à frente.

 

Mudar a respiração não muda tudo em nós, mas muda muita coisa e certamente, muda o que nos é mais essencial.

 

A restrição da respiração cerceia a saúde e a inteligência num só golpe. Da mesma maneira, a sua restauração alimenta e otimiza todas as suas qualidades. Se por dezenas de anos sua respiração vem sendo superficial, a sua musculatura se tornou fixa e você não tem mais a mesma disposição para lutar por aquilo que quer e acredita; e não sabe de onde vem a falta de disposição. Mas isso pode ser mudado. A respiração pode ser progressivamente restaurada e você desenvolver potenciais que vinham sendo esquecidos ou postos de lado e, com isso, ter um melhor proveito em todas as áreas da sua vida. Um jogador de futebol que fica 15 dias parados, quando volta a jogar, já não consegue um desempenho à altura de seu desafio e de suas qualidades. Imagine se seus músculos respiratórios ficaram dezenas de anos sem serem devidamente utilizados… É necessário agora uma revitalização respiratória, que significará uma fisioterapia emocional e vital para você.

 

Reaprender a respirar profundo é reaprender a ter profundidade na relação com a vida, uma profundidade natural, que surge sem medo, sem ameaças e sem esforços hercúleos; mas que brota naturalmente em suas palavras, comentários e visão. Uma profundidade que não ameaça, mas que constrói e lhe possibilita ver onde você está “errando” em cada área da sua vida e como transformar seus comportamentos inadequados em atitudes rumo ao seu sucesso e felicidade.

 

Respirar naturalmente é reintegrar e restaurar a personalidade, se reintegrar àquilo que você tem de único e de mais especial. E, com isso, descobrir para que você nasceu e que dons e vocações possui; e conseguir usá-los da melhor maneira possível.

 

Sem respirar plenamente, não é possível viver plenamente; a pessoa estará sempre se restringindo nas mais diversas áreas da vida, seja na profissional, na amorosa ou na sua capacidade de ser feliz como um todo, no seu discernimento, no seu reflexo, na sua inteligência, e até mesmo na sua saúde. Algo vai sempre permanecer incompleto em tudo o que ela faz. Sua capacidade de comunicação será restrita. Por outro lado, uma vez que a respiração se afine, tudo entrará nos trilhos em sua vida.

 

Respirar amplamente é ampliar a consciência. Respirar totalmente é otimizar a saúde. Respirar livremente é ser saudável emocionalmente. Respirar naturalmente, como toda criança nasceu sabendo fazer, é restituir a inocência, o discernimento e a capacidade de percepção direta da vida. É restituir acuidade aos sentidos, restituir o direito de escolha e o direito de se sentir bem no mundo em que você vive. Enfim, respirar bem é o primeiro e o mais definitivo passo para se tornar uma pessoa feliz, consciente e realizada.

 

A mudança da respiração destrava as mais essenciais barreiras que vinham limitando o seu desenvolvimento como pessoa e o seu alcance como ser social. Se você é vítima de medos inexplicáveis e passa a prestar atenção à maneira como respira enquanto os medos lhe atacam e cerceiam, e se da próxima vez em que esses medos brotarem, você experimenta respirar diferente, você vai se surpreender como esses medos irão se dissipar e você não conseguirá mais sustentá-los lhe atormentando. Como algo surpreendente acontece. O medo imediatamente perde o seu suporte e desaparece.

 

O mesmo pode acontecer com a raiva, a depressão, a tristeza; todos esses sentimentos são associados a maneiras de respirar e podem ser transformados com uma mudança no ritmo respiratório. A raiva pode ser transformada em compaixão, a depressão em serenidade, a tristeza em sensibilidade, ou até mesmo em alegria se você preferir. A respiração desbloqueada se torna música para você.

 

E como benefício adicional, como o pulmão envolve o coração, respirar plenamente massageia o coração, melhora a circulação do músculo do coração, evitando e prevenindo todas as doenças relacionadas a ele, ao mesmo tempo em que torna você uma pessoa mais amorosa e emocionalmente alimentada.

 

E, sem amor, não há ponte possível entre você e o divino.

Pedro Tornaghi

.

.

.

Leia os artigos:

Explore a Sua Respiração

http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=92

 

A Trilha Libertadora da Respiração

http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1471

 

 

 

 

 

 

5 comentários em “Respirar é Viver

  1. RESPIRAR É VIVER

    PROGRESSIVAMANTE RESTAURO
    MINHA RESPIRAÇÃO!
    DESENVOLVO POTENCIAIS,
    É PRECISO…
    REVITALIZAR MEUS
    MÚSCULOS ESQUECIDOS!
    REAPRENDO A RESPIRAR
    COM PROFUNDIDADE…
    REAL LEALDADE,
    QUE BROTA NATURALMENTE
    COMO ÁGUA…
    DE NASCENTE!
    RESPIRAR AMPLAMENTE
    É SE LIVRE E
    SAUDÁVEL…
    EMOCIONALMENTE!
    QUERO VIVER
    PLENAMENTE!
    RITMO HARMONIZADO,
    SENTIMENTO ELEVADO,
    AFINO MINHA RESPIRAÇÃO,
    VISUALIZO A PONTE E OUÇO…
    A VOZ DO MEU CORAÇÃO!

    ANA BE. 22/07/2012

  2. Como sempre você Pedro Tornaghi é fantástico nas suas explanações. Deu vontade de respirar melhor a partir de agora, a partir da leitura deste texto maravilhoso e tão elucidativo. Bênçãos do Criador sempre em sua vida.

Deixe uma resposta